Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33216
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMACIEIRA, MATEUS DA LUZ-
dc.date.accessioned2025-01-22T14:37:17Z-
dc.date.available2025-01-22T14:37:17Z-
dc.date.issued2024-10-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33216-
dc.description.abstractThe general aim of this research is to understand the relevance of literary reading practices within the prison context and how literature can become a considerable resource in the process of “recovering” inmates. Using theoretical concepts from authors such as Cosson (2015), Candido (1989), Foucault (2019), Carrascosa (2015) and Goffman (1961) to discuss notions both about the role of literature in prison environments and about the prison environment itself as a disciplinary and punitive space, the research is based on the principle that education and literature – as a human right (Silva and Peruzzo, 2019) – can actually bring about significant improvements even in an adverse space such as the prison environment. The methodological procedures include on-site observations, interviews with staff at the Standard Prison of Santa Rita-PB, as well as qualitative assessments of both the structural and educational conditions of this prison (I made periodic visits to the prison institution between february and september 2024). From verifications of a prison environment in practice, accompanied by research into the importance of literature in this context, it was found that literary reading enables the (re)construction of critical, expressive, communicative, identity and social skills for inmates. By suggesting the implementation of some methodologies and approaches – with regard to literary reading practices – in the Standard Prison of Santa Rita-PB, the research indicates that only with the help of various components of society – whether public authorities or civil citizens in general – can educational programs be improved in the Brazilian prison system.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Meirylane Lopes (meirylanelopes@cchla.ufpb.br) on 2025-01-22T14:37:17Z No. of bitstreams: 1 Mateus da Luz Macieira_versão final.pdf: 824943 bytes, checksum: 75dc71723a5e7b9b9f66f7380c857ed6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-22T14:37:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Mateus da Luz Macieira_versão final.pdf: 824943 bytes, checksum: 75dc71723a5e7b9b9f66f7380c857ed6 (MD5) Previous issue date: 2024-10-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLeitura Literária. Literatura. Ambiente prisional. Ressocialização. Educação.pt_BR
dc.titleLEITURA LITERÁRIA E REMIÇÃO DE PENA NO PRESÍDIO PADRÃO DE SANTA RITA-PB: Uma análise da conjuntura atual e propostas de melhorias para projetos artístico-literáriospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lúcio, Ana Cristina Marinho-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo geral, compreender a relevância de práticas de leitura literária dentro do contexto penitenciário e de que maneira a literatura pode se tornar um recurso considerável no processo de "recuperação" de detentos. Utilizando conceitosteóricos de autores como Cosson (2015), Candido (1989), Foucault (2019), Carrascosa (2015) e Goffman (1961) para discutir noções tanto sobre o papel da literatura em ambientes prisionais quanto sobre o próprio ambiente prisional enquanto espaço disciplinar e punitivo, a pesquisa se fundamenta no princípio de que a educação e a literatura – enquanto direito humano (Silva e Peruzzo, 2019) – , podem realmente provocar melhorias significativas mesmo em um espaço adverso como o ambiente prisional. Entre os procedimentos metodológicos, inclui-se observações in loco, entrevistas com funcionários do Presídio Padrão de Santa Rita-PB, além de avaliações qualitativas acerca das condições tanto estruturais quanto educacionais acerca deste presídio (fiz visitas periódicas à instituição prisional no período compreendido entre fevereiro a setembro de 2024). A partir de verificações de um ambiente prisional na prática, acompanhadas de pesquisas sobre a importância da literatura nesse contexto, verificou-se que a leitura literária possibilita a (re)construção de habilidades críticas, expressivas, comunicativas, identitárias e sociais aos detentos. Ao sugerir a implementação de algumas metodologias e abordagens – no que diz respeito às práticas de leitura literária – no Presídio Padrão de Santa Rita-PB, a pesquisa indica que apenas com auxílio de diversos componentes da sociedade – quer seja o poder público, quer seja os cidadãos civis em geral – se pode aperfeiçoar programas educacionais no sistema penitenciário brasileiro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mateus da Luz Macieira_versão final.pdf805,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.