Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33228
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, SARALLY GABRIEL DA-
dc.date.accessioned2025-01-23T12:12:27Z-
dc.date.available2025-01-23T12:12:27Z-
dc.date.issued2024-10-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33228-
dc.description.abstractImbuida del deseo de romper con algunas prácticas limitantes y eurocéntricas que aún hoy impregnan algunos estudios y enfoques, opté por conducirme a partir de los conceptos principales de oralidad y performance. En este sentido, esta investigación se centra en la forma poética Itan, especialmente en un Itan de Iansã, presente en los espacios de memoria activa y diaspórica de los terreiros Umbanda y Candomblé. En un movimiento en espiral, presento algunas comprensiones del género Itan, vinculando estas narrativas al concepto contracolonial de «literatura terreiro» tan bien forjado por Henrique Freitas (2016). Presento un Itan con Iansã como figura principal, narrando la práctica performativa realizada por mí. Después de sentir el Itan como un género oraliturizado en mi propio cuerpo-ancestralidad, elaboro algunas reflexiones comentando el vínculo entre la palabra hablada y la poderosa figura de Iansã, presente en otras obras de autores negros contemporáneos. Santos (2012), Petit (2015), Bâ (1982), Martins (2003), Taylor (2023), Santos (2004), Rufino (2019), Freitas (2016), Alves (2015), Buby (2019), Nascimento (1989) y Andrade (2010) formaron parte de este recorrido.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Meirylane Lopes (meirylanelopes@cchla.ufpb.br) on 2025-01-23T12:12:27Z No. of bitstreams: 1 Sárally Gabriel da Silva_versão final.pdf: 971365 bytes, checksum: a14d5113a057cac60722e1207f414c68 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-23T12:12:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Sárally Gabriel da Silva_versão final.pdf: 971365 bytes, checksum: a14d5113a057cac60722e1207f414c68 (MD5) Previous issue date: 2024-10-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectItan, literatura-terreiro, corpo em performance, oralitura, Iansã.pt_BR
dc.titleITAN E ENCANTAMENTOS: ORALIDADE E PERFORMANCE PELOS VENTOS DE IANSÃpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Fabiana Carneiro da-
dc.description.resumoImbuída pelo desejo de romper com práticas limitantes e eurocêntricas que permeiam, ainda hoje, alguns estudos e abordagens do literário, optei por inscrever essa pesquisa no campo da oralidade e da performance. Nesse sentido, a presente monografia tem como coração a forma poética Itan, presente, sobretudo, nos espaços de memória ativa e diaspórica dos terreiros de Umbanda e Candomblé. Em movimento espiralado, discuto o Itan como gênero literário, vinculando esse arquivo de narrativas ao conceito contra-colonial de “literatura-terreiro” tão bem forjado por Henrique Freitas (2016). Apresento um Itan que tem Iansã como figura principal e narro a prática performática realizada por mim, de modo a sentir o Itan e apreendêlo em meu próprio corpo-ancestral. Elaboro, ainda, considerações críticas acerca dessas oralituras, tecendo uma breve cartografia da figura potente de Iansã em outras obras de autoria negra contemporânea. Através de seus alguidares-conceitos, fizeram parte dessa navegação: Santos (2012), Petit (2015), Bâ (1982), Martins (2003), Taylor (2023), Santos (2004), Rufino (2019), Freitas (2016), Alves (2015), Buby (2019), Nascimento (1989), Andrade (2010).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sárally Gabriel da Silva_versão final.pdf948,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.