Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33230
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFREITAS, STEFANY DE BARROS FERREIRA-
dc.date.accessioned2025-01-23T12:16:42Z-
dc.date.available2025-01-23T12:16:42Z-
dc.date.issued2024-10-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33230-
dc.description.abstractThe present research aims to analyze the strategies for the development of linguistic literacy of students in the Final Years of Elementary School, from the municipal public network of Bayeux, harmed during the period from 2019 to 2023, due to the Covid-19 pandemic. As for the methodology, the research is qualitative-descriptive, in the case study model. The pandemic is understood as a challenging period in the social, economic, and political spheres, leading to the adoption of emergency measures in the educational and health spheres. So, it can be stated that the need to contain the virus has further highlighted the socioeconomic disparities common in the Brazilian territory. The reality of the municipality of Bayeux is no different from the national scenario, the flexibility of the academic calendar added to the adoption of classes in the online model considerably affected the literacy process of the local population, especially those who fit the requirements of vulnerability, increasing school dropout and social inequality.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Meirylane Lopes (meirylanelopes@cchla.ufpb.br) on 2025-01-23T12:16:42Z No. of bitstreams: 1 Stefany de Barros Ferreira Freitas_versão final.pdf: 522401 bytes, checksum: 7f45ba3b94af5e10f0b9e4413b9ce63d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-23T12:16:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Stefany de Barros Ferreira Freitas_versão final.pdf: 522401 bytes, checksum: 7f45ba3b94af5e10f0b9e4413b9ce63d (MD5) Previous issue date: 2024-10-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLetramento; Ensino Fundamental Anos Finais; Bayeux; Covid-19.pt_BR
dc.titleESTRATÉGIAS PARA O LETRAMENTO LINGUÍSTICO DOS ALUNOS DOS ANOS FINAIS ORIUNDOS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE BAYEUXpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Cavalcante, Marianne Carvalho Bezerra-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo analisar as estratégias para o desenvolvimento do letramento linguístico dos alunos do Ensino Fundamental Anos Finais, oriundos da rede pública municipal de Bayeux, prejudicados durante o período de 2019 a 2023, devido à pandemia do Covid-19. Quanto à metodologia, a pesquisa se apresenta como qualitativadescritiva, no modelo de Estudo de caso. Entende-se a pandemia como um período desafiador no âmbito social, econômico e político, propiciando a adoção de medidas emergenciais nas esferas educacionais e de saúde. Diante do exposto, pode-se afirmar que a necessidade de contenção do vírus evidenciou ainda mais as disparidades socioeconômicas comuns no território brasileiro. A realidade do município de Bayeux não se difere do cenário nacional, a flexibilização do calendário acadêmico somado a adoção de aulas no modelo online afetou consideravelmente o processo de letramento da população local, principalmente aqueles que se enquadram nos requisitos de vulnerabilidade, aumentando a evasão escolar e a desigualdade social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Stefany de Barros Ferreira Freitas_versão final.pdf510,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.