Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33247Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | FEITOSA, ARTUR ROOSEVELT CRUZ DE MACÊDO | - |
| dc.date.accessioned | 2025-01-27T21:11:11Z | - |
| dc.date.available | 2025-01-27T21:11:11Z | - |
| dc.date.issued | 2023-06-29 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33247 | - |
| dc.description.abstract | The objective of this study was to analyze the perception of students of the medical course at the Federal University of Paraíba (UFPB) about the disciplines of urgency and clinical emergencies in the modality of remote emergency teaching (EER) offered during the coronavirus pandemic in 2019 (COVID-19). 19). A cross-sectional study was carried out with a quantitative approach, based on the application of an online questionnaire. The sample consisted of 108 medical students from UFPB, João Pessoa-PB, Brazil, who attended remote clinical urgency and emergency courses. The mean age was 22.8 (± 3.9 years), among which 56 were women (51.9%). Most dedicated themselves only to studies (81.5%). It was observed that only 59 participants (54.7%) preferred face-to-face teaching, which was an unexpected result, as it was believed that a higher percentage would have such a preference, in the case of essentially practical disciplines. A positive statistical association was found between white color and preference for the EER, which may be associated with issues of social inequalities. The main advantages of EER reported were convenience (84.3%), flexible hours (76.9%), security (64.8%) and access to content (60.2%). The main disadvantages related to the EER were mental lack of concentration (63.9%) and home environment tasks that interfered with classes (51.9%). It was concluded that, among white students with easy logistical access to the internet, the EER modality was well accepted and a greater preference was noted than predicted by the EER in practical disciplines. These results suggest that hybrid teaching can be evaluated in the learning of medical students. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Jofrany Dayana Pessoa Forte (jofranydayana@gmail.com) on 2025-01-27T21:11:11Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) ARTUR ROOSEVELT CRUZ DE MACÊDO FEITOSA - TCC.pdf: 237987 bytes, checksum: 1932a0e3372a3a43077649eca3ddcc88 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-01-27T21:11:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) ARTUR ROOSEVELT CRUZ DE MACÊDO FEITOSA - TCC.pdf: 237987 bytes, checksum: 1932a0e3372a3a43077649eca3ddcc88 (MD5) Previous issue date: 2023-06-29 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Emergências clínicas - Ensino remoto | pt_BR |
| dc.subject | Educação médica | pt_BR |
| dc.title | ENSINO REMOTO DE URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS EM GRADUAÇÃO DE MEDICINA DURANTE A COVID-19 EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | MUÑOZ, RILVA LOPES DE SOUSA | - |
| dc.description.resumo | O objetivo deste estudo foi analisar a percepção de estudantes do curso de medicina da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) sobre as disciplinas de urgências e emergências clínicas na modalidade de ensino emergencial remoto (EER) ofertadas durante a pandemia do coronavírus em 2019 (COVID-19). Realizou-se um estudo transversal, de abordagem quantitativa, a partir da aplicação de um questionário online. A amostra foi composta por 108 estudantes de medicina da UFPB, João Pessoa-PB, Brasil, que cursaram disciplinas de urgências e emergência clínicas remotamente. A média de idade foi de 22,8 (± 3,9 anos), entre os quais 56 eram mulheres (51,9%). A maioria se dedicava apenas aos estudos (81,5%). Observou-se que apenas 59 participantes (54,7%) preferem o ensino presencial, o que foi um resultado inesperado, pois se acreditava que um percentual maior tivesse tal preferência, se tratando de disciplinas essencialmente práticas. Constatou-se associação estatística positiva entre cor branca e preferência pelo EER, o que pode estar associado às questões de desigualdades sociais. As principais vantagens do EER relatadas foram comodidade (84,3%), horário flexível (76,9%), segurança (64,8%) e acesso ao conteúdo (60,2%). As principais desvantagens relacionadas ao EER foram desconcentração mental (63,9%) e tarefas do ambiente familiar que interferiam nas aulas (51,9%). Concluiu-se que, entre alunos brancos e com facilidade logística de acesso à internet, a modalidade de EER foi bem aceita e foi notado uma preferência maior que a prevista pelo EER nas disciplinas práticas. Esses resultados sugerem que o ensino híbrido pode ser avaliado na aprendizagem de estudantes de medicina. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Medicina | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Medicina | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ARTUR ROOSEVELT CRUZ DE MACÊDO FEITOSA - TCC.pdf | 232,41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
