Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3324
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Alayse Lourenço de-
dc.date.accessioned2017-12-20T14:23:13Z-
dc.date.available2016-12-01-
dc.date.available2017-12-20T14:23:13Z-
dc.date.issued2016-11-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3324-
dc.description.abstractThis article describes a systematic review on evaluation of games aimed at learning programming in Brazil. The objective of the review is to present how the Brazilian educational programming games have been evaluated. In order to do so, we searched papers published in four of the main national events in the area of Informatics in Education, to mention, the Brazilian Symposium on Informatics in Education (SBIE), the Informatics in Education Workshop (WIE), the Brazilian Journal of Informatics in Education (RBIE) and the Interdisciplinary Center for Informatics in Education (CINTED) in the period between 2005 and 2015. The results show that the application of questionnaires and case studies have been the most used types of evaluation to verify the effectiveness about the game.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Beatriz de Oliveira Silva (beatrizoliveira@cca.ufpb.br) on 2017-12-20T14:23:12Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) ALS01122016.pdf: 488030 bytes, checksum: e6a2c58853805c08095e538668e3fdc3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-20T14:23:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) ALS01122016.pdf: 488030 bytes, checksum: e6a2c58853805c08095e538668e3fdc3 (MD5) Previous issue date: 2016-11-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectProgramação - Ensinopt_BR
dc.subjectJogos na educaçãopt_BR
dc.subjectJogos educativos - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectInformática na educaçãopt_BR
dc.titleRevisão sistemática sobre avaliação de jogos voltados para aprendizagem de programação no Brasilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Coutinho, Jarbele Cássia S.-
dc.description.resumoEste artigo descreve uma revisão sistemática sobre avaliação de jogos voltados para a aprendizagem de programação no Brasil. O objetivo da revisão é apresentar como os jogos educativos brasileiros de programação têm sido avaliados. Para isso foram pesquisados trabalhos publicados em quatro dos principais eventos nacionais na área de Informática na Educação, a citar, o Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), o Workshop de Informática na Educação (WIE), a Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) e o Centro Interdisciplinar de Informática na Educação (CINTED) no período compreendido entre os anos de 2005 a 2015. Os resultados obtidos mostram que a aplicação de questionários é método de avaliação mais utilizado para verificar a eficácia do jogo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALS01122016.pdf476,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons