Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33275
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSerafim, Monalisa da Costa-
dc.date.accessioned2025-01-29T17:15:39Z-
dc.date.available2024-09-24-
dc.date.available2025-01-29T17:15:39Z-
dc.date.issued2024-02-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33275-
dc.description.abstractThis thesis seeks to propose a student assessment model for Higher Education. It is configured in a theoretical perspective of service evaluation to improve the current higher education evaluation system in Brazil. The argument of this thesis is based on the understanding that a measurement instrument that can capture student satisfaction in a valid and accurate way, combined with its institutionalization in Higher Education, can provide a continuous improvement in its quality, which in turn would lead to a reduction in the percentage of student dropouts. To this end, the following objectives were defined: analyze evaluation in higher education from the perspective of service evaluation; propose a student evaluation instrument for the postgraduate service; propose an upgrade for a student evaluation instrument for the undergraduate service. To this end, chapter 2 of this thesis will consist of an outline of how the higher education evaluation system in Brazil is configured, a discussion of service evaluation theories and a reflection on how the second can help improve the first. Chapter 3 consists of an update of a student evaluation instrument for the undergraduate service. Chapter 4 presents an empirical study with the construction of a student evaluation instrument for the postgraduate service. Finally, the fifth chapter elucidates how these two instruments can be used in an institutionalized way to improve the quality of Higher Education. The expected contribution of this thesis is to import the marketing perspective into the Higher Education evaluation system through the evaluation of services; provide two instruments that managers of these institutions can use to evaluate the quality of their courses from the student's perspective; and, finally, contribute to improving teaching by proposing a system for improving it based on the proposed instruments.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2025-01-29T17:15:39Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MonalisaDaCostaSerafim_Tese.pdf: 2609072 bytes, checksum: 77b7202c147108bc6eb574bbf881292c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-29T17:15:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MonalisaDaCostaSerafim_Tese.pdf: 2609072 bytes, checksum: 77b7202c147108bc6eb574bbf881292c (MD5) Previous issue date: 2024-02-29en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAvaliação do serviçopt_BR
dc.subjectAvaliação discentept_BR
dc.subjectQualidadept_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectMensuraçãopt_BR
dc.subjectService evaluationpt_BR
dc.subjectStudent assessmentpt_BR
dc.subjectQualitypt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectMeasurementpt_BR
dc.titleAvaliação de serviços de educação superior por discentes : análise e proposta de instrumentospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Francisco José da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8038204590897494pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5683732936104669pt_BR
dc.description.resumoEsta tese busca propor um modelo de avaliação discente para o Ensino Superior. Ela está configurada em uma perspectiva teórica da avaliação de serviços para buscar aprimorar o atual sistema de avaliação do ensino superior no Brasil. O argumento desta tese pressupõe que um instrumento de mensuração capaz de captar a satisfação do discente de forma válida e precisa aliado com sua institucionalização no Ensino Superior pode proporcionar uma melhoria contínua em sua qualidade, o que por sua vez reduziria o percentual de desistência dos discentes. Para tanto, foram definidos os seguintes objetivos: analisar a avaliação no ensino superior sob a ótica da avaliação de serviços; propor um instrumento de avaliação pelo discente para o serviço de pós-graduação; propor um aprimoramento de um instrumento de avaliação pelo discente para o serviço de graduação. Para tanto, o capítulo 2 desta tese será constituído de um esboço da atual configuração do sistema de avaliação do ensino superior no Brasil, de uma discussão das teorias de avaliação de serviço e com uma reflexão sobre como o segundo pode ajudar aprimorar o primeiro. O capítulo 3 se constitui do aprimoramento de um instrumento de avaliação pelo discente para o serviço de graduação. O capítulo 4 apresenta um estudo empírico com a construção de um instrumento de avaliação pelo discente para o serviço de pós-graduação. Por fim, o quinto capítulo elucida como esses dois instrumentos podem ser utilizados de forma institucionalizada para aprimorar a qualidade do Ensino Superior. Esperase como contribuição da tese: importar o olhar do marketing para o sistema de avaliação do Ensino Superior mediante a avaliação de serviços; proporcionar dois instrumentos para que os gestores dessas instituições possam avaliar a qualidade de seus cursos pela perspectiva do discente; e, por fim, contribuir para a melhoria do ensino pela proposição de um sistema de aprimoramento com base nos instrumentos propostos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAdministraçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MonalisaDaCostaSerafim_Tese.pdf2,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons