Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3328
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Jailson Cunha da-
dc.date.accessioned2017-12-20T16:49:05Z-
dc.date.available2017-06-14-
dc.date.available2017-12-20T16:49:05Z-
dc.date.issued2017-06-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3328-
dc.description.abstractIn this article we present the results of a literature review on the strategies used and content selected for teaching programming in basic education in Brazil. The articles published in the last five years (2012-2016)of investigated in two events and a national journal of the area, being the Brazilian Symposium on Informatics in Education (SBIE), Teaching Workshop on Computational Thinking, Algorithm and Programming (WAlgProg) And the Brazilian Journal of Informatics in Education (RBIE). The most used tool was the Scratch language, had some articles that presented the concepts of computation integrated with content of disciplines of the basic education curriculum.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Beatriz de Oliveira Silva (beatrizoliveira@cca.ufpb.br) on 2017-12-20T16:49:05Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) JCS14062017.pdf: 624659 bytes, checksum: cd87e01fbe1e5d41c493041710bc5567 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-20T16:49:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) JCS14062017.pdf: 624659 bytes, checksum: cd87e01fbe1e5d41c493041710bc5567 (MD5) Previous issue date: 2017-06-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectProgramação - Ensinopt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.titleEnsino de programação para alunos do ensino básico: um levantamento das pesquisas realizadas no Brasilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Flávia Veloso Costa-
dc.description.resumoNeste artigo foi apresentado o resultado de uma revisão bibliográfica sobre as estratégias utilizadas e conteúdos selecionados para o ensino de programação na educação básica no Brasil. Foram pesquisados os artigos publicados nos últimos cinco anos (2012-2016) em dois eventos e uma revista nacional da área, sendo eles o Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), Workshop de Ensino em Pensamento Computacional, Algoritmo e Programação (WAlgProg) e a Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE). A ferramenta mais utilizada foi a linguagem Scratch, tiveram alguns artigos que apresentaram os conceitos de computação integrados com conteúdo de disciplinas do currículo do ensino básico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JCS14062017.pdf610,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons