Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3328
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Jailson Cunha da | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-20T16:49:05Z | - |
dc.date.available | 2017-06-14 | - |
dc.date.available | 2017-12-20T16:49:05Z | - |
dc.date.issued | 2017-06-02 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3328 | - |
dc.description.abstract | In this article we present the results of a literature review on the strategies used and content selected for teaching programming in basic education in Brazil. The articles published in the last five years (2012-2016)of investigated in two events and a national journal of the area, being the Brazilian Symposium on Informatics in Education (SBIE), Teaching Workshop on Computational Thinking, Algorithm and Programming (WAlgProg) And the Brazilian Journal of Informatics in Education (RBIE). The most used tool was the Scratch language, had some articles that presented the concepts of computation integrated with content of disciplines of the basic education curriculum. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Ana Beatriz de Oliveira Silva (beatrizoliveira@cca.ufpb.br) on 2017-12-20T16:49:05Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) JCS14062017.pdf: 624659 bytes, checksum: cd87e01fbe1e5d41c493041710bc5567 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-12-20T16:49:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) JCS14062017.pdf: 624659 bytes, checksum: cd87e01fbe1e5d41c493041710bc5567 (MD5) Previous issue date: 2017-06-02 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Programação - Ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.title | Ensino de programação para alunos do ensino básico: um levantamento das pesquisas realizadas no Brasil | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Flávia Veloso Costa | - |
dc.description.resumo | Neste artigo foi apresentado o resultado de uma revisão bibliográfica sobre as estratégias utilizadas e conteúdos selecionados para o ensino de programação na educação básica no Brasil. Foram pesquisados os artigos publicados nos últimos cinco anos (2012-2016) em dois eventos e uma revista nacional da área, sendo eles o Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), Workshop de Ensino em Pensamento Computacional, Algoritmo e Programação (WAlgProg) e a Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE). A ferramenta mais utilizada foi a linguagem Scratch, tiveram alguns artigos que apresentaram os conceitos de computação integrados com conteúdo de disciplinas do currículo do ensino básico. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Ciências Exatas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciência da Computação - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JCS14062017.pdf | 610,02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons