Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3329Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Nascimento, Nascimento, | - |
| dc.date.accessioned | 2017-12-21T12:06:31Z | - |
| dc.date.available | 2017-11-22 | - |
| dc.date.available | 2017-12-21T12:06:31Z | - |
| dc.date.issued | 2017-12-14 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3329 | - |
| dc.description.abstract | In this work, we will investigate what difficulties are presented by the students regarding the use of conjunctions in the structuring of opinion in argumentative-essay texts. The objective of this study is to analyze the use of conjunctions, as discursive markers, in 10 (ten) essay-argumentative texts produced by students of the 3rd year of the State School of Innovation High School Luís Gonzaga de Oliveira, in João Pessoa-PB, according to the IV competency charged in the evaluation of ENEM's writing. In order to achieve our general purpose, the following specific objectives were listed: 1. Proposing the writing of a dissertation-argumentative text in the standards established by the ENEM evaluation bank on a current topic of social relevance; 2. Identify the processes of textual chaining used in the elaboration of the argument presented in the proposed argumentative essay-text; 3. To verify the semantic relations established by the argumentative operators in the orientation of the opinion gauged in the suggested text. Koch (1994), Koch (1994), Abreu (2000), Marcuschi (2000), Bakhtin (2002) and Brazil (2016) were used for this purpose. In addition, we take into account a general overview of Portuguese language teaching in secondary education, in the perspective developed in the official documents: Law of Guidelines and Bases of National Education - LDB (BRASIL, 1996); National Curricular Parameters for High School - PCNEM (BRASIL, 1999); and Curriculum Guidelines for High School - OCEM (BRAZIL, 2006). Finally, we verified that the present research was valid to diagnose the main difficulties of students, regarding the use of argumentative operators, in the argumentative-essay text, which, in turn, will serve as a guide for the Portuguese language classes to meet the current socio-communicative demands. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-21T12:06:31Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) NKSAN22112017.pdf: 8118622 bytes, checksum: f9b21a07a9294a40cf664d224ea02319 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-12-21T12:06:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) NKSAN22112017.pdf: 8118622 bytes, checksum: f9b21a07a9294a40cf664d224ea02319 (MD5) Previous issue date: 2017-12-14 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Dissertação argumentativa | pt_BR |
| dc.subject | Operadores argumentativos | pt_BR |
| dc.subject | Encadeamento textual | pt_BR |
| dc.title | O uso dos operadores argumentativos na construção da opinião em textos dissertativos - argumentativos produzidos por alunos do ensino médio da rede pública estadual | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Melo., Maria de Fátima Benício de | - |
| dc.description.resumo | Neste trabalho, iremos investigar quais dificuldades são apresentadas pelos alunos quanto à utilização das conjunções na estruturação da opinião em textos dissertativo-argumentativos. O objetivo deste estudo é analisar o emprego das conjunções, enquanto marcadores discursivos, em 10 (dez) textos dissertativo-argumentativos produzidos por alunos do 3º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Cônego Luís Gonzaga de Oliveira, em João Pessoa-PB, conforme a competência IV cobrada na avaliação da redação do ENEM. No intuito de atingir nosso propósito geral, elencaram-se os seguintes objetivos específicos: 1. Propor a escrita de um texto dissertativo-argumentativo nos padrões estabelecidos pela banca avaliadora do ENEM sobre um tema atual de relevância social; 2. Identificar os processos de encadeamento textual utilizado na elaboração da argumentação apresentada no texto dissertativo-argumentativo proposto; 3. Verificar as relações semânticas estabelecidas pelos operadores argumentativos na orientação da opinião aferida no texto sugerido. Para tanto, foram utilizados os aportes teóricos por Koch (1987), Garcia (1988), Koch (1994), Abreu (2000), Marcuschi (2000), Bakhtin (2002) e Brasil (2016). Além disso, levamos em consideração um panorama geral sobre o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio, na perspectiva desenvolvida nos documentos oficiais: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (BRASIL, 1996); Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – PCNEM (BRASIL, 1999); e Orientações Curriculares para o Ensino Médio – OCEM (BRASIL, 2006). Por fim, verificamos que a presente pesquisa foi válida para diagnosticar as principais dificuldades dos alunos, quanto ao uso dos operadores argumentativos, no texto dissertativo-argumentativo o que, por sua vez, servirá de direcionamento para que as aulas de Língua Portuguesa atendam às atuais demandas sócio-comunicativas. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras Clássicas e Vernáculas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| NKSAN22112017.pdf | 7,93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
