Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33311
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLemos, Larissa do Nascimento-
dc.date.accessioned2025-01-31T14:13:50Z-
dc.date.available2024-09-12-
dc.date.available2025-01-31T14:13:50Z-
dc.date.issued2024-08-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33311-
dc.description.abstractIn a global business context characterized by dynamism and competition, mergers and acquisitions, emerge as significant events capable of influencing both the course of acquired organizations and the behavior of their members. Brazil, in turn, has played an active role in this scenario, participating in domestic and international transactions driven by economic strength, and political and financial stability. Despite the substantial opportunities they offer, these processes also face challenges such as the integration of corporate cultures, resource management, and employee concerns, particularly in the case of a company undergoing its first international acquisition and seeking to ensure its market presence and talent retention. Given the above, the general objective of this research is to identify the perception of the employees of the coatings company regarding the acquisition process. The methodology used was a case study in the coatings company, with a quantitative approach, characterized as descriptive and survey-based, applied in nature, with a prospective and cross-sectional temporal dimension, including a literature review. This research was conducted in a large Brazilian industrial organization that underwent the M&A process. The population for this study consists of employees in the administrative sectors, with a sample of 119 employees. The instrument used was a questionnaire, and the data were analyzed using the SPSS statistical program through descriptive and factor analysis, with the results presented via graphs and tables. The main results indicate that in most constructs, employees showed a positive or neutral perception of the acquisition, except for communication between the acquired and acquiring companies, which will require the acquiring company to invest more efforts in improving communication, as this was the construct with the worst performance.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Cosmos (marilia@biblioteca.ufpb.br) on 2025-01-31T14:13:50Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LarissaDoNascimentoLemos_Dissert.pdf: 1384783 bytes, checksum: 5cabe440d8b6544be026bac9e7c8b95e (MD5) LarissaDoNascimentoLemos_Dissert_Ficha_SIGAA.pdf: 2088 bytes, checksum: e0c32b8a53ed4de8d16a5840f398aea2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-31T14:13:50Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LarissaDoNascimentoLemos_Dissert.pdf: 1384783 bytes, checksum: 5cabe440d8b6544be026bac9e7c8b95e (MD5) LarissaDoNascimentoLemos_Dissert_Ficha_SIGAA.pdf: 2088 bytes, checksum: e0c32b8a53ed4de8d16a5840f398aea2 (MD5) Previous issue date: 2024-08-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectCultura organizacionalpt_BR
dc.subjectPercepção do funcionáriopt_BR
dc.subjectFusãopt_BR
dc.subjectAquisiçãopt_BR
dc.subjectMergerpt_BR
dc.subjectAcquisitionpt_BR
dc.subjectOrganizational culturept_BR
dc.subjectEmployee perceptionpt_BR
dc.titlePercebendo a aquisição: uma análise da perspectiva dos funcionários na indústria de revestimentospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Bandeira, Lucilene Klenia Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0287372115692478pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1554384806043120pt_BR
dc.description.resumoEm um contexto global de negócios, caracterizado pela dinâmica e competição, as fusões e aquisições empresariais surgem como marcos capazes de influenciar tanto o curso das organizações adquiridas quanto o comportamento de seus integrantes. O Brasil, por sua vez, tem desempenhado um papel ativo nesse cenário, participando de transações no âmbito doméstico e internacional, motivadas pelo vigor econômico, estabilidade política e financeira. Apesar das oportunidades substanciais que oferecem, esses processos também enfrentam desafios, como a integração de culturas corporativas, gerenciamento de recursos e preocupações dos colaboradores, diante de uma unidade de estudo que passa por sua primeira aquisição internacional e busca assegurar sua permanência no mercado e a retenção de talentos. Diante do exposto a pesquisa tem como objetivo geral, identificar a percepção dos funcionários da empresa de revestimentos sobre o processo de aquisição. A metodologia utilizada, foi a de estudo de caso na empresa de Revestimentos, de abordagem quantitativa, caracterizada como descritiva e de levantamento, de natureza aplicada e dimensão temporal prospectiva e transversal, com revisão da literatura. A presente pesquisa foi realizada em uma organização industrial de grande porte, brasileira, que passou pelo processo de fusão e aquisição (F&A), a população para este estudo consiste em colaboradores empregados na empresa nos setores administrativos, com amostra de 119 colaboradores, o instrumento utilizado foi o questionário, e os dados foram analisados pelo programa estatístico SPSS, pela análise descritiva e fatorial, tendo os resultados expostos via gráficos e tabelas. Os principais resultados indicam que na maioria dos constructos os funcionários apresentaram percepção positiva ou neutra mediante a aquisição, exceto para a comunicação entre a empresa comprada e compradora, que será necessário a empresa compradora investir maiores esforços na melhoria da comunicação, dado que este foi o constructo com pior desempenho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentespt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LarissaDoNascimentoLemos_Dissert.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
LarissaDoNascimentoLemos_Dissert_Ficha_SIGAA.pdf2,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons