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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33312
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA FILHO, GUTEMBERG GOMES DA-
dc.date.accessioned2025-01-31T16:31:51Z-
dc.date.available2025-01-31T16:31:51Z-
dc.date.issued2023-08-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33312-
dc.description.abstractVideo games emerged in the 70s and have been growing in popularity in recent years all over the world, with a great social, cultural and health impact, when an individual does not build a good relationship with these instruments. With that in mind, DSM-5 and ICD-11 defined the pathology called gaming disorder (GD) with its specific signs and symptoms. This work aims to review the literature on the clinical evaluation of patients with GD, clarifying what has been discussed and published on the subject in the last 5 years. The topic was researched on the PubMed platform using the descriptors: gaming disorder and clinical evaluation. Afterwards, only studies in humans that were launched in the last 5 years, with full text available free of charge in Portuguese and English, were selected. Eighteen articles were used to carry out this work. It was concluded that GD is a behavioral disorder that affects more young men, with a higher incidence of cases in the Asian continent. Several scales were created with the purpose of diagnosis and screening, which demonstrates that there is a need to identify this disorder in the population. The symptoms refer to the individual's problematic behavior with games and how this behavior affects the patient's relationships and activities. This disorder is correlated with other psychiatric pathologies that involve behavioral and mood symptoms, such as ADHD, depression and anxiety. Finally, the social and political impact of gaming disorder is noticed when observing the public policies implemented by some countries in order to contain the advance of this pathology.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jofrany Dayana Pessoa Forte (jofranydayana@gmail.com) on 2025-01-31T16:31:51Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) GUTEMBERG GOMES DA SILVA FILHO - TCC.pdf: 589076 bytes, checksum: 0482e235b09311e1dc305be721fc71dd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-31T16:31:51Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) GUTEMBERG GOMES DA SILVA FILHO - TCC.pdf: 589076 bytes, checksum: 0482e235b09311e1dc305be721fc71dd (MD5) Previous issue date: 2023-08-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectVideogamespt_BR
dc.subjectAvaliação clínicapt_BR
dc.subjectGaming Disorderpt_BR
dc.titleAVALIAÇÃO CLÍNICA DE PACIENTES COM GAMING DISORDERpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Roberto Mendes dos-
dc.description.resumoJogos eletrônicos e videogames surgiram na década de 70 e vêm crescendo cada vez mais em popularidade nos últimos anos em todo o mundo, com um grande impacto social, cultural e na área da saúde, quando um indivíduo não constrói uma boa relação com esses instrumentos. Com isso em vista, o DSM-5 e a CID-11 definiram a patologia chamada de gaming disorder (GD) com seus sinais e sintomas específicos. Este trabalho tem como objetivo fazer uma revisão de literatura sobre a avaliação clínica de pacientes portadores de GD, elucidando o que foi abordado e publicado sobre o tema nos últimos 5 anos. O tema foi pesquisado na plataforma PubMed sob o uso dos descritores: gaming disorder e clinical evaluation. Depois, foram selecionados apenas os estudos em humanos que foram lançados nos últimos 5 anos, com disponibilidade de texto completo de forma gratuita nas línguas portuguesa e inglesa. Foram utilizados 18 artigos para a realização deste trabalho. Concluiu-se que GD é um transtorno de comportamento que acomete mais homens jovens, com maior incidência de casos no continente asiático. Diversas escalas foram criadas com o objetivo de diagnóstico e rastreio, o que demonstra que há uma necessidade de se identificar esse transtorno na população. Os sintomas são referentes ao comportamento problemático do indivíduo com os jogos e como este comportamento afeta as relações e as atividades desse paciente. Esse transtorno está correlacionado com outras patologias psiquiátricas que envolvem sintomas comportamentais e de humor, como TDAH, depressão e ansiedade. Por fim, é notado o impacto social e político do gaming disorder, quando observadas as políticas públicas implementadas por alguns países com a finalidade de conter o avanço dessa patologia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMedicinapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApt_BR
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