Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33320
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Karina Araújo do-
dc.date.accessioned2025-02-03T11:25:07Z-
dc.date.available2024-09-09-
dc.date.available2025-02-03T11:25:07Z-
dc.date.issued2024-06-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33320-
dc.description.abstractGiven the expansion of higher education in Brazil and the inclusion of historically marginalized segments, it has become necessary to provide support, through public policies, for students in situations of socio-economic vulnerability enrolled in Federal Higher Education Institutions, with a view to improving their conditions of permanence and performance. In this context, this research aims to analyze the National Student Assistance Program at the Universidade Federal da Paraíba (UFPB) focusing on student perceptions of the University Restaurant at Campus Rio Tinto. The investigation was based on the qualitative method and used documentary analysis procedures (Gil, 2008), as well as data collection through questionnaires sent to assisted students. To analyze the data was used Bardin's content analysis (Bardin, 2016). As a final product, based on the indications obtained through the collection, improvements were proposed to the internal policy of the Pro-Rectory for Student Assistance and Promotion.The research revealed that the majority of students give a positive assessment of the RU's assistance, recognizing its capacity to improve their living conditions, even if they also point out suggestions for possible improvements.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2025-02-03T11:25:07Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KarinaAraujoDoNascimento_Dissert.pdf: 900579 bytes, checksum: efc52a08ddb76600bef0f63e7aa8a1be (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-03T11:25:07Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KarinaAraujoDoNascimento_Dissert.pdf: 900579 bytes, checksum: efc52a08ddb76600bef0f63e7aa8a1be (MD5) Previous issue date: 2024-06-14en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectAssistência estudantilpt_BR
dc.subjectRestaurante universitáriopt_BR
dc.subjectPermanênciapt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectStudent assistancept_BR
dc.subjectUniversity restaurantpt_BR
dc.subjectPermanencept_BR
dc.titlePolítica de assistência estudantil na Universidade Federal da Paraíba : percepções dos discentes assistidos pelo restaurante universitário do campus IV-Rio Tintopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Mariana Lins de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9382809711342195pt_BR
dc.creator.LattesLattes não encontrado em 03/02/2025.pt_BR
dc.description.resumoDiante do contexto de expansão do ensino superior no Brasil e a inclusão de segmentos historicamente excluídos desta etapa formativa, fez-se necessário fornecer suporte, através de políticas públicas, para os estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica matriculados em Instituições Federais de Ensino Superior, visando melhora nas condições de sua permanência e desempenho. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo analisar o Programa Nacional de Assistência Estudantil na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) a partir das percepções dos discentes assistidos pelo Restaurante Universitário do Campus IV - Rio Tinto. A presente pesquisa assumiu uma abordagem metodológica do tipo qualitativa e utilizou procedimentos de análise documental e levantamento bibliográfico (Gil, 2008), além de coleta de dados através de questionários enviados eletronicamente aos discentes assistidos com o referido auxílio estudantil. Para a análise dos dados foi utilizada análise do conteúdo de Bardin (2016). Como produto final, a partir dos indicativos obtidos através da coleta, foram propostas melhorias na política interna da Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante da UFPB. A pesquisa revelou que a maioria dos estudantes avalia de forma positiva o auxílio do RU e reconhece a sua capacidade em melhorar as condições de permanência, mesmo que apontem sugestões de possíveis melhorias.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KarinaAraujoDoNascimento_Dissert.pdf879,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons