Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33333
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorEstevão, Brenda Florentino-
dc.date.accessioned2025-02-03T16:52:25Z-
dc.date.available2025-02-03T16:52:25Z-
dc.date.issued2024-10-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33333-
dc.description.abstractThe present monographic work has as its theme teacher training in Environmental Education, in the context of the Pedagogy Course at Campus IV, located on the North coast of Paraíba and aims to analyze the training experiences made possible by the curriculum of the Pedagogy Course/CCAE/ UFPB, in order to understand how the training processes within the scope of the aforementioned course can contribute and/or have contributed to the construction of sustainable consciousness and identities and criticize the causes of problems socio-environmental.This work has a qualitative nature, whose data collection was carried out through a questionnaire aimed at 16 students of the pedagogy course in order to understand their experiences within their training, through the answers obtained it was possible to verify how the presence of Environmental Education (EA) were present in their training. We presented the concepts of ecological subject (Carvalho, 2013), planetary citizenship (Gadotti, 2000), sustainability (Siqueira, 2020), as well as the National Curricular Guidelines for Environmental Education (Brazil, 2012). Furthermore, the work is highly relevant as it awakens a critical look at a topic whose relevance is indisputable given the world’s environmental scenario, but also enables the possibility of transforming educational practices in order to include EE in na integral way in training. Of teachers.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by José Elias Freitas (jose.freitas@ccae.ufpb.br) on 2025-01-31T19:29:10Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) BrendaFlorentinoEstevão_TCC.pdf: 764676 bytes, checksum: 004f75fe07114105a32fcbfcb586c7dd (MD5) BrendaFlorentinoEstevão_TERMO.pdf: 404467 bytes, checksum: efb4c86380ce3ade3e373167418f1b9d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Andreia Azevedo (andreia.azevedo@ccae.ufpb.br) on 2025-02-03T16:52:24Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) BrendaFlorentinoEstevão_TCC.pdf: 764676 bytes, checksum: 004f75fe07114105a32fcbfcb586c7dd (MD5) BrendaFlorentinoEstevão_TERMO.pdf: 404467 bytes, checksum: efb4c86380ce3ade3e373167418f1b9d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-03T16:52:25Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) BrendaFlorentinoEstevão_TCC.pdf: 764676 bytes, checksum: 004f75fe07114105a32fcbfcb586c7dd (MD5) BrendaFlorentinoEstevão_TERMO.pdf: 404467 bytes, checksum: efb4c86380ce3ade3e373167418f1b9d (MD5) Previous issue date: 2024-10-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectsustentabilidadept_BR
dc.subjectformação docentept_BR
dc.subjectsujeito ecológicopt_BR
dc.titleEducação ambiental e formação docente: Um estudo no contexto do curso de pedagogia do Campus IV da UFPBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Queiroz , Joel Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4432575322141234pt_BR
dc.creator.LattesLattes não recuperado em 31/01/2025pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho monográfico tem como temática a formação docente em Educação Ambiental, no contexto do Curso de Pedagogia do Campus IV, situado no litoral Norte da Paraíba e tem como objetivo analisar as vivências formativas possibilitadas pelo currículo do Curso de Pedagogia/CCAE/UFPB, afim de compreender como os processos formativos no âmbito do referido curso podem contribuir e/ou tem contribuído para a construção de consciências e identidades sustentáveis e críticas as causas dos problemas socioambientais. Esse trabalho possui a natureza qualitativa, cuja coleta de dados foi realizada através de um questionário destinado a 16 discentes do curso de pedagogia afim de conhecer suas vivências e experiências dentro de suas formações, através das respostas obtidas foi possível constatar como a presença da Educação Ambiental (EA) estiveram presentes em suas formações. Apresentamos os conceitos de sujeito ecológico (Carvalho, 2013), cidadania planetária (Gadotti, 2000), sustentabilidade (Siqueira, 2020), bem como as Diretrizes Curriculares Nacionais Para Educação Ambiental (Brasil, 2012). Ademais, o trabalho apresenta uma grande relevância pois desperta o olhar crítico acerca de uma temática cuja relevância é indiscutível diante do cenário ambiental do mundo, mas também, possibilita a possibilidade de transformar as práticas educativas de modo a incluir a EA de maneira integral na formação de professores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BrendaFlorentinoEstevão_TCC.pdfTCC746,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
BrendaFlorentinoEstevão_TERMO.pdfTERMO394,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons