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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33338
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorWeik, Christian Alberto-
dc.date.accessioned2025-02-03T21:14:47Z-
dc.date.available2025-02-03-
dc.date.available2025-02-03T21:14:47Z-
dc.date.issued2017-07-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33338-
dc.description.abstractThis study focuses on music in neoxamanic ceremonies with ayahuasca, a tea made from two plants from Amazonia. Ritually used, the infusion produces amplified states of consciousness, expressed through the mirações. In this context, music plays a fundamental role in the configuration of ritual as well as in the perceptions and contents of consciousness. This dissertation presents, discusses, and analyzes the central role of music and its ways of insertion in two neoxamanic ceremonies performed in Camaragibe, metropolitan region of Recife, Brazil. Based on a bibliographical research that contemplated the diverse traditional uses of the beverage, as well as its musical repertoires, it was defined a theoretical framework compatible with the amplitude of the theme. The methodological support of this study is an ethnographical research focused on field experience in the neoxamanic ceremonies: the Sétima Lua (Seventh Moon), conducted by the shaman Rosemberg Silva, and the Voo da Águia (Flight of the Eagle), conducted by the shamans Leo Artese and Fany Carolina. The neoxamanic movement has proved to be the cradle of an entheogenic circuit, aligned with a new religious consciousness, eclectic and hybrid. In this ritual, the ayahuasca, as a central medicinal plant of the forest, is used together with other secondary medicinal plants, such as tobacco, sananga and rape. Each one of them has its own repertoire of rites, symbols and songs, in a constant process of dialogue, expansion and transformation. In this context, music has several functions, such as: to call and to direct the força (force) of ayahuasca; to transmit cosmological statements; to eliminate the symptoms of the peia; to articulate synaesthetic knowledge, also expressed in the reception of new songs of ayahuasca; among others aspects.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Cosmos (marilia@biblioteca.ufpb.br) on 2025-02-03T21:14:47Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ChristianAlbertoWeik_Dissert.pdf: 11384054 bytes, checksum: c284dc16b1420ab4b62a503a6939bc8f (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectRitual da Ayahuascapt_BR
dc.subjectNeoxamanismopt_BR
dc.subjectEtnomusicologiapt_BR
dc.subjectMusicpt_BR
dc.subjectRitual of Ayahuascapt_BR
dc.subjectNeoxamanismpt_BR
dc.titleMúsica no neoxamanismo de ayahuasca: as cerimônias da Sétima Lua e do Voo da Águiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Queiroz, Luis Ricardo da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5224390361847356pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7901597408604132pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como foco a música em cerimônias neoxamânicas com ayahuasca, um chá feito a partir de duas plantas de origem amazônica. Utilizada ritualmente, a infusão produz estados ampliados de consciência, expressos através das mirações. Nesse contexto, a música assume um papel fundamental na configuração do ritual, bem como nas percepções e conteúdos da consciência. Este trabalho apresenta, discute e analisa o papel central da música e suas formas de inserção em duas cerimônias neoxamânicas realizadas em Camaragibe, região metropolitana de Recife. A partir de um levantamento bibliográfico que contemplou os diversos usos tradicionais da bebida, bem como dos seus repertórios musicais, foi construído um referencial teórico compatível com a amplitude do tema. Dessa forma, o estudo tem como suporte metodológico uma etnografia centrada na experiência de campo das cerimônias neoxamânicas da Sétima Lua, conduzida pelo xamã Rosemberg Silva, e do Voo da Águia, conduzido pelos xamãs Leo Artese e Fany Carolina. O movimento neoxamânico revelou-se enquanto berço de um circuito enteogênico, alinhado a uma nova consciência religiosa, eclética e híbrida, na qual a ayahuasca, enquanto medicina da floresta central, é utilizada junto com outras medicinas secundárias, como o tabaco, a sananga e o rapé, cada uma com seu repertório de ritos, símbolos e músicas próprios, em constante processo de diálogo, ampliação e transformação. Neste contexto, a música assume diversas funções, tais como: chamar e direcionar a força da ayahuasca; transmitir enunciados cosmológicos, eliminar os sintomas da peia; articular conhecimentos sinestésicos, inclusive expressos no recebimento de novas canções ayahuasqueiras; entre outras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMúsicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

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