Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33372
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLôbo, Rebecca Luiza de Figueiredo-
dc.date.accessioned2025-02-05T17:18:55Z-
dc.date.available2023-11-01-
dc.date.available2025-02-05T17:18:55Z-
dc.date.issued2023-07-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33372-
dc.description.abstractThe present dissertation aims to understand how literature creates, integrates, and heals trauma from the perspective of Shwab (2000), through the aesthetic recreation of African American traumatic memory in my interaction with Toni Morrison's novel Beloved. To achieve this, I relied on the concepts of Aesthetic Effect Theory and the articulation proposed by Carmen Sevilla Santos (2009) with the Historical-Cultural Theory. In doing so, I establish a dialogue between this articulation and Schwab's perspective that literature functions as a form of cultural contact, in which the author relies on Winnicott's (1975) concept of transitional object. The research method has a metacognitive and metaprocedural nature, as I investigate my own cognitive processes during the reading experience and the procedures involved in this activity through mapping, through which I reflect on the potentials and limitations of the aesthetic experience with African American literature in the elaboration of collective trauma. The results indicate that the structure of the novel has the potential to help break emotional silence about traumatic memory because by presenting the characters' traumatic experiences as voids, it invites the reader to use their imagination to recognize them and, consequently, to engage cognitively and emotionally with the experiences hinted at by the narrative.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2025-02-05T17:18:55Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RebeccaLuizaDeFigueiredoLôbo_Dissert.pdf: 1858544 bytes, checksum: c21b6c502e07c830fc6e5d69f5a39ba9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-05T17:18:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RebeccaLuizaDeFigueiredoLôbo_Dissert.pdf: 1858544 bytes, checksum: c21b6c502e07c830fc6e5d69f5a39ba9 (MD5) Previous issue date: 2023-07-05en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMorrison, Tonipt_BR
dc.subjectLiteratura - Afro-americanapt_BR
dc.subjectMemória traumáticapt_BR
dc.subjectTeoria do efeito estéticopt_BR
dc.subjectTeoria histórico-culturalpt_BR
dc.subjectTraumatic memorypt_BR
dc.subjectTheory of aesthetic effectpt_BR
dc.subjectHistorical-cultural theorypt_BR
dc.titleMemória traumática em amada, de Toni Morrison : interface comparativa entre texto e leitorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Fabiana Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0909855420577555pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Andrade, Fernando Cezar Bezerra de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8342553810836387pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7872766997990875pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação objetiva entender como a literatura cria, integra e cura o trauma, da perspectiva de Shwab (2000), por meio da recriação estética da memória traumática afro-americana na minha interação com o romance Amada, de Toni Morrison. Para tanto, baseei-me nos conceitos da Teoria do Efeito Estético e na articulação proposta por Carmen Sevilla Santos (2009) com a Teoria Histórico-Cultural. Com isso, estabeleço um diálogo entre essa articulação e a perspectiva de Schwab de que a literatura funciona como uma forma de contato cultural, na qual a autora se embasa no conceito de objeto transicional de Winnicott (1975). O método da pesquisa possui cunho metacognitivo e metaprocedimental, tendo em vista que investigo meus próprios processos cognitivos durante a experiência de leitura e os procedimentos envolvidos nessa atividade, através de um mapeamento, por intermédio do qual reflito sobre os potenciais e as limitações da experiência estética com literatura afro-americana na elaboração de um trauma coletivo. Os resultados indicam que a estrutura do romance possui potencial para ajudar a romper um silêncio emocional sobre a memória traumática pois, ao apresentar as experiências traumáticas das personagens como vazios, convidam o leitor a usar sua imaginação para reconhecê-las e, por consequência, a se envolver cognitiva e emocionalmente com as vivências insinuadas pela narrativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RebeccaLuizaDeFigueiredoLôbo_Dissert.pdf1,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons