Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33380
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLEAL, SALATIEL ALBUQUERQUE-
dc.date.accessioned2025-02-05T21:57:18Z-
dc.date.available2025-02-05T21:57:18Z-
dc.date.issued2023-08-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33380-
dc.description.abstractAnxiety and stress are complex human reactions that can lead to disorders, especially among medical students due to academic pressure and factors inherent to medical education. These issues are associated with negative impacts, including mental health impairments and academic performance, necessitating a more comprehensive approach and support measures to address these challenges. OBJECTIVES: The study aims to understand the relationship between stress, anxiety and medical students, analyzing their prevalence and correlations, see the construction of a systematic review. METHODS: The research constitutes a systematic literature review in which articles published in the last five years were selected, focusing on the direct correlation of stress and anxiety prevalence with medical students. RESULTS: The final sample consisted of 40 studies with average stress prevalence of 57.33% and anxiety prevalence of 46.82% among 89,010 medical students, influenced by various factors, including the COVID-19 pandemic. CONCLUSIONS: The literature highlights a high prevalence of stress and anxiety among medical students, influenced by academic and social factors. Mental health support interventions, early detection, and educational strategies become crucial to address and understand these challenges.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jofrany Dayana Pessoa Forte (jofranydayana@gmail.com) on 2025-02-05T21:57:18Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) SALATIEL ALBUQUERQUE LEAL - TCC.pdf: 1246532 bytes, checksum: ae506de413ac8ff2bbf9710cdbc48410 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-05T21:57:18Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) SALATIEL ALBUQUERQUE LEAL - TCC.pdf: 1246532 bytes, checksum: ae506de413ac8ff2bbf9710cdbc48410 (MD5) Previous issue date: 2023-08-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstressept_BR
dc.subjectAnsiedadept_BR
dc.subjectSaúde mental - Estudantes de medicinapt_BR
dc.titlePREVALÊNCIA DE ESTRESSE E ANSIEDADE NOS ESTUDANTES DE MEDICINA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICApt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Soares, Ricardo de Sousa-
dc.description.resumoA ansiedade e o estresse são reações humanas complexas, podendo levar a transtornos, especialmente em estudantes de medicina devido à pressão acadêmica e fatores inerentes à formação médica. Esses problemas são associados a impactos negativos, incluindo prejuízos na saúde mental e no desempenho acadêmico, sendo necessária uma abordagem mais compreensiva e medidas de apoio para enfrentar esses desafios. OBJETIVOS: O estudo visa entender a relação entre estresse, ansiedade e estudantes de medicina, analisando sua prevalência e correlações vide construção de uma revisão sistemática. MÉTODOS: A pesquisa se constitui como uma revisão sistemática da literatura em que foram selecionados artigos publicados nos últimos cinco anos e que enfocassem a correlação direta de prevalência de estresse e ansiedade com estudantes de medicina. RESULTADOS: A amostra final consistiu de 40 estudos com prevalências médias de estresse de 57,33% e ansiedade de 46,82% em 89.010 estudantes de medicina, sendo influenciada por fatores variados, incluindo a pandemia de COVID-19. CONCLUSÕES: A literatura evidencia alta prevalência de estresse e ansiedade em estudantes de medicina, influenciada por fatores acadêmicos e sociais. Intervenções de apoio à saúde mental, detecção precoce e estratégias educacionais se tornam cruciais para enfrentar e entender esses desafios. Palavras-chave: Estresse, Ansiedade, Estudantes de medicina, Prevalência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMedicinapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SALATIEL ALBUQUERQUE LEAL - TCC.pdf1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons