Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33397
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLeandro, Thiago Vidal-
dc.date.accessioned2025-02-06T18:40:43Z-
dc.date.available2024-07-25-
dc.date.available2025-02-06T18:40:43Z-
dc.date.issued2023-08-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33397-
dc.description.abstractThis work aims to provide mechanisms that provide the appropriation of cultural and linguistic aspects in the teaching of modern foreign language – Spanish through didactic sequences based on Hispanic cinematographic animations, aimed at basic education teachers. To this end, we present theoretical-methodological reflections on the teaching of foreign languages based on applied linguistics raised by Rojo (2007), Rodrigues (2011), Cavalcanti (1986), Soares (2008), Moita Lopes (1996) and especially with Cerutti-Rizatti (2008). In the theoretical-methodological aspect, we carried out an action research. As research instruments, we used a diagnostic test and application of 13 (thirteen) didactic sequences that aimed to contribute to the review and deepening of sociocultural contents present in countries such as Spain, Mexico and Colombia in 1st year high school classes of a state public vocational school, located in the city of Barbalha-CE. The experience report and the material developed and applied by the author contribute to broaden the field of sociocultural perception of the 120 (one hundred and twenty) students involved.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Cosmos (marilia@biblioteca.ufpb.br) on 2025-02-06T18:40:43Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ThiagoVidalLeandro_Dissert.pdf: 1272186 bytes, checksum: 04648957aea502ee6045be2d88adf55b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-06T18:40:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ThiagoVidalLeandro_Dissert.pdf: 1272186 bytes, checksum: 04648957aea502ee6045be2d88adf55b (MD5) Previous issue date: 2023-08-25en
dc.description.sponsorshipPró-Reitoria de Pós-graduação da UFPB (PRPG/UFPB)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLíngua estrangeira moderna-espanholpt_BR
dc.subjectAnimações cinematográficaspt_BR
dc.subjectCultura hispânicapt_BR
dc.subjectHispanic culturept_BR
dc.subjectCinematographic animationspt_BR
dc.subjectDidactic sequencespt_BR
dc.titleApropriação de aspectos culturais e linguísticos no ensino de língua estrangeira moderna através de animações cinematográficas hispânicaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Lucena, Josete Marinho de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3347406864169904pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7942962423396268pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem o objetivo de prover mecanismos que proporcionem a apropriação de aspectos culturais e linguísticos no ensino de língua estrangeira moderna – espanhol através de sequências didáticas baseadas em animações cinematográficas hispânicas, destinados a professores da educação básica. Para tanto, apresentamos reflexões teóricometodológicas acerca do ensino de línguas estrangeiras com base na linguística aplicada levantadas por Rojo (2007), Rodrigues (2011), Cavalcanti (1986), Soares (2008), Moita Lopes (1996) e principalmente com Cerutti-Rizatti (2008). No aspecto teóricometodológico, realizamos uma pesquisa-ação. Como instrumentos de pesquisa, utilizamos um teste diagnóstico e aplicação de 13 (treze) sequências didáticas que objetivavam contribuir para a revisão e aprofundamento de conteúdos socioculturais presentes em países como Espanha, México e Colômbia em turmas de 1º ano do ensino médio de uma escola pública profissionalizante estadual, situada na cidade de BarbalhaCE. O relato de experiência e o material desenvolvido e aplicado pelo autor, contribui para ampliar o campo da percepção sociocultural dos 120 (cento e vinte) estudantes envolvidos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLinguística e ensinopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ThiagoVidalLeandro_Dissert.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons