Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3340
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Cassiano, Christiane Helena de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-09T14:25:56Z | - |
dc.date.available | 2017-11-24 | - |
dc.date.available | 2018-01-09T14:25:56Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-14 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3340 | - |
dc.description.abstract | In this work, we will analyze ten (10) essay-argumentative texts, specifically opinion articles - produced by students of the 9th grade (morning shift) of the public school system of Assis Chateaubriand Municipal School of Education, located in Bayeux (PB) , observing the use of the lexical cohesion mechanism. We took as a parameter the Competence IV of the Writing Matrix of the ENEM (National Examination of High School), in search of a methodological strategy, that helps in the teaching and learning of these students in the last year of Elementary Education. We have the theoretical apparatus of the following authors: Antunes (2003/2005), Koch (2014), Costa Val (1994), Abreu (2000), PCN's (1998,2001), OCEM's (2006), Marcushi (2000,2008), among others . We intend to promote interventional activities of reading and textual production in the 9th year of elementary school capable of fostering a greater interaction / dialogue between text and reader, inducing activities of interpretation, reflection, construction of new senses - through a diversity of exposed genres in the classroom. The present work seeks to highlight the impacts caused by the activities of reading and textual interpretation and the ability of the students to present their ideas and point of view in textual production. Summarily, we consider this research to be significant, in terms of promoting the critical and reflective development of students, as well as making them more active in the Portuguese Language class. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2018-01-09T14:25:56Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) CLOC24112017.pdf: 4951145 bytes, checksum: a9b893eb11b2d4e361952f76501b39ce (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-01-09T14:25:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) CLOC24112017.pdf: 4951145 bytes, checksum: a9b893eb11b2d4e361952f76501b39ce (MD5) Previous issue date: 2017-12-14 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Coesão Lexical | pt_BR |
dc.subject | Alunos 9º ano da Rede Pública | pt_BR |
dc.subject | Estratégias Metodológicas | pt_BR |
dc.title | A coesão lexical em textos de alunos do 9º ano da rede pública de ensino: em busca de uma estratégia metodológica. | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Melo, Maria de Fátima Benício de | - |
dc.description.resumo | Neste trabalho, analisaremos 10 (dez) textos dissertativo-argumentativos, especificamente artigo de opinião – produzidos por alunos do 9ºano (turno matutino) da rede públicade ensino da Escola Municipal de Ensino Fundamental Assis Chateaubriand, situada no município de Bayeux (PB), observando a utilização do mecanismo de coesão lexical. Tomamos como parâmetro a Competência IV da Matriz de Redação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), em busca de uma estratégia metodológica, que auxilie no ensino e na aprendizagem desses alunos no último ano do Ensino Fundamental.Contamos com o aparato teóricodos seguintes autores: Antunes (2003/2005/2010), Koch (2014),Costa Val (1994), Abreu (2000), PCN’s (1998,2001), OCEM´s (2006), Marcushi (2000,2008), entre outros.Intencionamos promover atividades interventivas de leitura e produção textual no 9º ano do ensino fundamental capazes de propiciar uma maior interação/ diálogo entre texto e leitor, induzindo a atividades de interpretação, reflexão, construção de novos sentidos– por meio de uma diversidade de gêneros expostos em sala de aula. O presente trabalho busca evidenciar os impactos causados pelas atividades de leitura e de interpretação textual e a capacidade dos discentes em expor suas ideias e ponto de vista na produção textual. Sumariamente, consideramos essa pesquisa significativa, no diz respeito a promoção do desenvolvimento crítico e reflexivo dos discentes, além de torná-los mais ativos na aula de Língua Portuguesa. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Letras Clássicas e Vernáculas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CLOC24112017.pdf | 4,84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons