Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33435
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Samuel da Silva-
dc.date.accessioned2025-02-10T12:30:12Z-
dc.date.available2025-02-10-
dc.date.available2025-02-10T12:30:12Z-
dc.date.issued2024-10-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33435-
dc.description.abstractThis course completion work presents a proposal for a didactic sequence for teaching stoichiometry containing different integrated teaching strategies. This didactic sequence was applied in two second-year high school classes at a comprehensive and technical citizen school in the city of João Pessoa, with the participation of 44 students. In this proposal, the activities were developed in three twin class meetings. The first meeting included the presentation of stoichiometry content in a traditional way and then the application of a game that used competition between teams to solve problems. In the second meeting, an experimental investigative class took place, so that students could correlate previously studied reactions and the observation of macroscopic phenomena presented when the experiments were carried out. Finally, in the third meeting, the experimental data was processed, connecting information from previous classes. From an opinion questionnaire, we observed that students liked the teaching strategies used, as they requested more classes of this “type”. In relation to learning, there was a very significant evolution, it can be seen that the average grade of the class, which was 7.0, increased to 8.7, in the assessments referring to stoichiometry content. Learning stoichiometry in the early years of high school is very important for understanding specific chemicals and for demystifying the famous phrase “I hate chemistry”, which actually expresses a feeling of frustration for not understanding/learning chemical concepts. The diversification of teaching strategies and the connection with everyday topics motivated students to realize the importance of chemistry and how this science is present in their lives.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2025-02-10T12:30:12Z No. of bitstreams: 1 SSL10022025 .pdf: 635303 bytes, checksum: c602439409dca991bdbc8e437bb0f9eb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-10T12:30:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SSL10022025 .pdf: 635303 bytes, checksum: c602439409dca991bdbc8e437bb0f9eb (MD5) Previous issue date: 2024-10-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEstequiometriapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectEnsino experimentalpt_BR
dc.subjectBalanceamento de reaçõespt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.titleBalanceando a aprendizagem e a diversão: uma forma instigante de estudar estequiometriapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Braga, Claudia de Figueiredo-
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso apresenta uma proposta de sequência didática para o ensino de estequiometria contendo diferentes estratégias de ensino integradas. Esta sequência didática foi aplicada em duas turmas do segundo ano do ensino médio de uma escola cidadã integral e técnica, da cidade de João Pessoa, contanto com a participação de 44 estudantes. Nesta proposta, as atividades foram desenvolvidas em três encontros de aulas geminadas. O primeiro encontro incluiu apresentação do conteúdo de estequiometria de maneira tradicional e em seguida a aplicação de um jogo que utilizou a competição entre equipes para resolução de problemas. No segundo encontro, ocorreu uma aula experimental investigativa, de forma que alunos pudessem correlacionar reações estudadas previamente e a observação dos fenômenos macroscópicos apresentados quando realizados os experimentos. Por fim, no terceiro encontro, realizou- se tratamento dos dados experimentais, conectando as informações das aulas anteriores. A partir de um questionário de opinião, observamos que os alunos gostaram das estratégias didáticas utilizadas, visto que solicitaram mais aulas deste “tipo”. Em relação à aprendizagem, houve uma evolução bastante significativa, haja vista que a nota média da turma que era 7,0 aumentou para 8,7, nas avaliações referentes ao conteúdo de estequiometria. Aprender estequiometria nos anos iniciais do ensino médio é muito importante para compreensão dos fenômenos químicos e para desmistificar a famosa frase “eu detesto química”, que na verdade expressa um sentimento de frustração por não entender/aprender os conceitos químicos. A diversificação das estratégias didáticas e a conexão com temas do cotidiano motivaram os alunos a perceberem a importância da química e como esta ciência está presente em suas vidas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentQuímicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SSL10022025 .pdf620,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.