Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33450
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Costa, Herbeth Fernando da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-10T15:17:28Z | - |
dc.date.available | 2025-02-10 | - |
dc.date.available | 2025-02-10T15:17:28Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-24 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33450 | - |
dc.description.abstract | The main objective of this research was to investigate the contributions of diagnostic assessment as an instrument to support the work of Basic Education Mathematics teachers. The research was based on the actions developed by us in a Project carried out in a reference public school in the city of João Pessoa, capital of Paraíba, in the year 2022, aiming to minimize the gaps in mathematical knowledge arising from the pandemic period. From a theoretical point of view, we discuss, in addition to the transformations made in teaching throughout the pandemic process, the evaluation processes generally used in teaching and learning Mathematics. We also discuss general aspects of Ausubel's Theory of Meaningful Learning, due to the importance he attributes to prior knowledge. This research has a qualitative approach, and its target audience was students in the 6th and 9th years of Elementary School Final Years. The results of the application of two different types of diagnostic instruments were presented and analyzed – two of which were applied before the start of the Project's actions, and the second reapplied after its closure. The first instrument was applied in a public school and a private school; and the second instrument applied in the public school where the Project was developed, before and after its completion. The results were analyzed and highlighted the importance of the data collected in the diagnostic instruments in planning the Project's activities, which led to improved student performance in the areas of Mathematics that were covered in the second instrument. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2025-02-10T15:17:28Z No. of bitstreams: 1 HFSC10022025 .pdf: 2855347 bytes, checksum: 408a144e2855da093ceba6507d2ab2bd (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-02-10T15:17:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 HFSC10022025 .pdf: 2855347 bytes, checksum: 408a144e2855da093ceba6507d2ab2bd (MD5) Previous issue date: 2024-10-24 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Avaliação matemática | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem significativa de matemática | pt_BR |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.title | Instrumentos avaliativos em matemática: uma análise a partir de um relato de experiência nos anos finais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rêgo, Rogéria Gaudencio do | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa teve como objetivo central investigar as contribuições da avaliação diagnóstica como instrumento para subsidiar o trabalho do professor de Matemática da Educação Básica. A pesquisa teve como base as ações desenvolvidas por nós em um Projeto realizado em uma escola pública de referência na cidade de João Pessoa, capital da Paraíba, no ano de 2022, visando minimizar as lacunas de conhecimento matemático decorrentes do período de pandemia. Do ponto de vista teórico discutimos, além das transformações feitas no ensino ao longo do processo pandêmico, sobre os processos avaliativos geralmente empregados no ensino e aprendizagem de Matemática. Fazemos ainda a discussão sobre aspectos gerais da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, em razão da importância atribuída por ele aos conhecimentos prévios. A presente pesquisa é de abordagem qualitativa, e seu público-alvo foram estudantes do 6º e 9° Anos do Ensino Fundamental Anos Finais. Foram apresentados e analisados os resultados da aplicação de dois tipos diferentes de instrumentos diagnósticos – sendo dois aplicados antes do início das ações do Projeto, e o segundo reaplicado após seu encerramento. O primeiro instrumento foi aplicado em uma escola pública e em uma escola privada; e o segundo instrumento aplicado na escola pública em que foi desenvolvido o Projeto, antes e depois de sua conclusão. Os resultados foram analisados e apontaram a importância dos dados coletados nos instrumentos diagnósticos no planejamento das atividades do Projeto, que levaram à melhoria de desempenho dos estudantes nas áreas de Matemática que foram contempladas no segundo instrumento. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
HFSC10022025 .pdf | 2,79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.