Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33479
Tipo: TCC
Título: Ensinando ictioparasitologia no ensino médio
Autor(es): Honório, Larissa da Costa Bandeira
Primeiro Orientador: Lacerda, Ana Carolina Figueiredo
Primeiro Coorientador: Camarotti, Maria de Fátima
Resumo: O presente trabalho aborda a necessidade de promover o conhecimento acerca da ictioparasitologia e implementar uma consciência ecológica a respeito dos parasitos e sua importância para o ecossistema no qual estão inseridos. A pesquisa tem como objetivo desenvolver o aprendizado da ictioparasitologia através de kit-didático. A pesquisa foi realizada na ECIT Professor Raul Córdula, localizada na cidade de João Pessoa com uma turma do 1 o ano do ensino médio. Foram ministradas quatro aulas, sendo a primeira e a última para aplicação do pré e pós teste, respectivamente, e a segunda e terceira conteúdo teórico e aplicação do kit didático, respectivamente. Os dados foram avaliados segundo as respostas do pré e pós teste, seguindo uma avaliação qualitativa, além de observações realizadas durante a pesquisa. Dentre os resultados obtidos notou-se que os estudantes estavam cientes que não apenas humanos possuíam parasitos e eles associaram o conteúdo a possíveis doenças que podem atingir o ser humano, e conseguiram compreender a importância dos parasitos e sua área de estudo. Em conclusão, considera-se que os discentes obtiveram sucesso na assimilação do conteúdo com o auxílio do kit didático.
Abstract: The present work discusses the need to promote knowledge about ichthyoparasitology and to raise ecological awareness regarding parasites and their importance to the ecosystem in which they are inserted. The research aims to develop the learning of ichthyoparasitology through a didactic kit. The research was conducted at ECIT Professor Raul Córdula, located in the city of João Pessoa, with a 1st-year high school class. Four lessons were given: the first and last for administering the pre- and post-test, respectively, and the second and third for theoretical content and the application of the didactic kit, respectively. The data were evaluated according to the answers from the pre- and post-test, following a qualitative assessment, in addition to observations made during the research. Among the results obtained, it was noted that the students were aware that not only humans have parasites, and they associated the content with potential diseases that can affect humans, and were able to understand the importance of parasites and the field of study. In conclusion, it is considered that the students successfully assimilated the content with the aid of the didactic kit.
Palavras-chave: Ensino de ciências
Ictiologia
Ecologia
kit didático - Ictioparasitologia
Biologia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Biológicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33479
Data do documento: 1-Nov-2024
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LCBH11022025 .pdf14,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.