Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33483
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro, Daiane da Silva-
dc.date.accessioned2025-02-11T18:19:38Z-
dc.date.available2025-02-11-
dc.date.available2025-02-11T18:19:38Z-
dc.date.issued2024-11-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33483-
dc.description.abstractThe teaching of Botany faces implementation challenges due to traditional approaches and a lack of interest from both teachers and students, which results in minimal enthusiasm for this area of biology. Thus, employing teaching strategies that connect theoretical concepts with students' everyday lives is essential to make learning more meaningful and to stimulate student engagement. In this context, the general objective of this study was to investigate pedagogical strategies that contribute to the assimilation of concepts related to angiosperm morphology among second-year high school students. As a method, the study used action research with a qualitative-quantitative approach. The research was conducted with 56 second-year high school students at E.E.E.F.M. Professora Antonia Rangel de Farias, located in João Pessoa, PB. The methodology was organized into six stages: ethical approval, application of a diagnostic questionnaire to assess students' knowledge, implementation of dialogued-expository classes and practical activities, use of active methodologies such as the "Botanical Bingo," creation of a virtual photographic mural, and administration of an evaluative questionnaire. Data analysis was conducted using content analysis as per Bardin (2011), in which results showed that more than 70% of students consider practical and field classes, games, and workshops as highly interesting; thus, students have a clear preference for activities involving direct interaction with the content. The analysis of the questionnaires, along with the developed activities and applied questionnaires, demonstrated that the students developed a good level of knowledge about angiosperm morphology. Furthermore, after participating in the activities, students showed familiarity with various species of flowers and fruits, reflecting a deeper understanding of botanical characteristics. In summary, this study highlights the importance of integrating theoretical lessons with teaching strategies such as practical classes, games, and technology use to make the teaching-learning process more dynamic and relevant.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2025-02-11T18:19:38Z No. of bitstreams: 1 DSR11022025.pdf: 20808951 bytes, checksum: 90f0147354ab6a27cb842b9d23d28099 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-11T18:19:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DSR11022025.pdf: 20808951 bytes, checksum: 90f0147354ab6a27cb842b9d23d28099 (MD5) Previous issue date: 2024-11-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEnsino de botânicapt_BR
dc.subjectAulas práticas - Morfologia de angiospermaspt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.titleBotânica na escola: atividades teóricas e práticas para a compreensão da morfologia das angiospermaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Rivete Silva de-
dc.description.resumoO ensino de Botânica enfrenta desafios de implementação devido à abordagem tradicional e à falta de interesse de professores e alunos, o que resulta em pouco entusiasmo por essa área da biologia. Assim, utilizar estratégias de ensino que conectem os conceitos teóricos com o cotidiano dos alunos são essenciais para tornar o aprendizado mais significativo e estimular o engajamento dos estudantes. Neste sentido, este estudo, teve como objetivo geral investigar estratégias pedagógicas que contribuam para a assimilação de conceitos relacionados a morfologia das angiospermas entre estudantes da 2ª série do Ensino Médio. Como método, o estudo utilizou a pesquisa-ação, com abordagem quali-quantitativa. A pesquisa foi realizada com 56 alunos da 2ª série do Ensino Médio da E.E.E.F.M. Professora Antonia Rangel de Farias, situada em João Pessoa-PB. A metodologia foi organizada em seis etapas: aprovação ética, aplicação de um questionário de sondagem para verificar os conhecimentos dos alunos, realização de aulas expositivas-dialogadas e atividades práticas, uso de metodologias ativas, como o "Bingo Botânico", criação de um mural fotográfico virtual, e aplicação de um questionário avaliativo. A análise de dados foi realizada por meio da análise de conteúdo conforme Bardin (2011), na qual os resultados mostraram que mais de 70% dos alunos consideram aulas práticas e de campo, jogos e oficinas como muito interessantes, assim, os alunos possuem uma clara preferência por atividades que envolvam interação direta com o conteúdo. A análise dos questionários aplicados, juntamente com as atividades desenvolvidas e dos questionários aplicados demonstrou que os alunos desenvolveram um bom nível de conhecimento sobre a morfologia das angiospermas, além disso após a participação nas atividades, os estudantes demonstraram familiaridade com diversas espécies de flores e frutos, refletindo uma compreensão mais aprofundada das características botânicas. Em suma, este estudo destaca a importância da integração entre as aulas teóricas e estratégias de ensino como aulas práticas, jogos e o uso de tecnologia para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e relevante.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DSR11022025.pdf20,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.