Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33484Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Melo, Maria Helena de Albuquerque | - |
| dc.date.accessioned | 2025-02-11T18:37:18Z | - |
| dc.date.available | 2025-02-11 | - |
| dc.date.available | 2025-02-11T18:37:18Z | - |
| dc.date.issued | 2024-11-04 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33484 | - |
| dc.description.abstract | Botany is an area of study in Biology that encompasses morphology, anatomy, physiology, taxonomy and other sub-areas of plants. With this, Botany Education seeks to add to students' knowledge about its importance for the functioning of ecosystems and the survival of all species. However, the field still suffers from the consequences of Plant Imperception from students and even teachers, who summarize it as uninteresting and not important. With the aim of understanding the pedagogical and methodological approaches related to the Teaching of Botany in Basic Education, a bibliographical research was carried out with the Master's Completion Works (TCM) of the Postgraduate Program in Biology Teaching on a National Network (PROFBio) in the period from 2019 to 2024, where qualitative and quantitative data relating to the objective of the work were collected. The institutional repositories within the PROFBio subcommunity were consulted in search of works with “Botany teaching”, “plants”, “vegetation” and “flora” in the titles and abstract and Google Scholar with the search for “botany teaching tcm profbio” within the period from 2019 to 2024 to obtain the data. 911 TCMs were obtained from the 18 Higher Education Institutions (HEIs) that offer the program that dealt with the most diverse Biology content, 81 of them being about Botany. It was observed 911 TCM from the 18 Higher Education Institutions (HEIs) that offer the program that dealt with the most diverse Biology content, 81 of them being about Botany. It was also observed that the tendency is to approach the content of Classification of the four big groups and that the most used methodology was practical classes, with trips to the field, implementation of school gardens and work with medicinal plants. The results of the present work reflect the overcoming the challenges regarding Botany Teaching, where teachers seek, with their varied methodologies, to approach the topic so that their students not only understand the subject itself, but also realize the importance of plants and begin to see them beyond the green of the landscape. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2025-02-11T18:37:18Z No. of bitstreams: 1 MHAM11022025.pdf: 1036904 bytes, checksum: 024167f05499aa47f4380845e6afe752 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-02-11T18:37:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MHAM11022025.pdf: 1036904 bytes, checksum: 024167f05499aa47f4380845e6afe752 (MD5) Previous issue date: 2024-11-04 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
| dc.subject | Ensino de botânica | pt_BR |
| dc.subject | Ensino Básico | pt_BR |
| dc.subject | Biologia | pt_BR |
| dc.title | Abordagens do ensino de botânica nos trabalhos de conclusão de mestrado do PROFBio (2019 - 2024) | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Lima, Rivete Silva de | - |
| dc.description.resumo | A Botânica é uma área de estudo da Biologia que perpassa pela morfologia, anatomia, fisiologia e taxonomia e outras subáreas das plantas. Com isso, o Ensino de Botânica procura somar aos conhecimentos dos estudantes sobre a sua importância para o funcionamento dos ecossistemas e sobrevivência de todas as espécies. Entretanto, a área ainda sofre com as consequências da Impercepção Botânica por parte dos alunos e até dos professores, que a resumem a algo desinteressante e sem importância. Com o objetivo de compreender as abordagens pedagógicas e metodológicas referentes ao Ensino de Botânica no Ensino Básico, realizou-se uma pesquisa bibliográfica com os Trabalhos de Conclusão de Mestrado (TCM) do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBio) no período de 2019 até 2024, onde foram coletados os dados qualitativos e quantitativos referentes ao objetivo do trabalho. Consultou-se os repositórios institucionais dentro da subcomunidade do PROFBio à procura de trabalhos com “Ensino de botânica” “plantas” “vegetação” e “flora” nos títulos e resumo e o Google Acadêmico com a pesquisa em “ensino de botânica tcm profbio” dentro do período de 2019 a 2024 para obtenção dos dados. Obteve-se 911 TCM das 18 Instituições de Ensino Superior (IES) que ofertam o programa que tratavam dos mais diversos conteúdos de Biologia, 81 deles sendo sobre Botânica. Observou-se que a tendência é de abordar o conteúdo de Classificação dos quatro grandes grupos e que a metodologia mais utilizada foi a de aulas práticas, com idas a campo, implementação de hortas escolares e trabalho com plantas medicinais. Os resultados do presente trabalho refletem a potencial superação dos desafios atrelados ao Ensino Botânica, onde os professores procuram com suas metodologias variadas abordar a temática de modo que seus alunos não só compreendam o assunto em si, mas que também percebam a importância das plantas e passem a enxergá-las além do verde da paisagem. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Ciências Biológicas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MHAM11022025.pdf | 1,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
