Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33500
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMonteiro, Ana Victoria Leite-
dc.date.accessioned2025-02-12T16:42:11Z-
dc.date.available2025-02-12-
dc.date.available2025-02-12T16:42:11Z-
dc.date.issued2024-10-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33500-
dc.description.abstractThe general objective of this study was to analyze the proposals for educational games present in Mathematics textbooks from a collection aimed at the final years of Elementary School. The collection selected for analysis was authored by Dante and entitled Teláris (2020). Educational games were found in some chapters in all volumes from the 6th to the 9th grade of Elementary School in the collection. This research work was qualitative and bibliographic in nature, and was based on theoretical texts by researchers who discuss the use of games in teaching Mathematics, in addition to the BNCC document and the National Curricular Parameters for Mathematics. Regarding the research results found in the aforementioned books, they are all games that involve cards, dice, board games, or other material resources, but no indication of the use of online games was found. In the collection for the 6th to 9th grades, the author indicates the use of 12 different games, constituting a relatively small number of games in relation to the amount of content covered in the four volumes. According to the author, all the games used in the collection are linked to BNCC skills. The proposed games are easy to make and use, and in some of these games the author suggests modifications, but few in-depth problematizations. In addition, most involve direct mathematical calculations and do not explore problem-solving or contextualizations to everyday life or other areas of knowledge.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2025-02-12T16:42:11Z No. of bitstreams: 1 AVLM12022025 .pdf: 1122514 bytes, checksum: 199d0ed1dd5240088f606177f9b8fbd5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-12T16:42:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AVLM12022025 .pdf: 1122514 bytes, checksum: 199d0ed1dd5240088f606177f9b8fbd5 (MD5) Previous issue date: 2024-10-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectJogos no ensino de matemáticapt_BR
dc.subjectJogos didáticospt_BR
dc.subjectJogos em livros didáticospt_BR
dc.titleUma análise da proposta de uso de jogos nos anos finais do ensino fundamental na área de matemática em uma coleção baseada na BNCCpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Rêgo, Rogéria Gaudencio do-
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo geral analisar as propostas de jogos didáticos presentes nos livros didáticos de Matemática de uma coleção dirigida aos anos finais do Ensino Fundamental. A coleção selecionada para análise é de autoria de Dante, intitulada Teláris (2020), e em todos os volumes do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental da coleção foram encontrados jogos didáticos inseridos em alguns Capítulos. Esse trabalho de pesquisa foi de caráter qualitativo, do tipo bibliográfico, e teve como base teórica textos de pesquisadores que discutem sobre o uso de jogos no ensino de Matemática, além do documento da BNCC e dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática. Em relação aos resultados da pesquisa encontrados nos referidos livros, são todos jogos que envolvem cartas, dados, tabuleiro ou outros recursos materiais, mas não foi encontrada nenhuma indicação de uso de jogos online. Na coleção do 6° ao 9° Anos o autor indica o uso de 12 jogos diferentes, constituindo uma quantidade relativamente pequena de jogos em relação à quantidade de conteúdos abordados nos quatro volumes. Todos os jogos utilizados na coleção, de acordo com o autor, estão atrelados a habilidades da BNCC. Os jogos propostos são de fácil confecção e utilização e em alguns desses jogos o autor indica sugestões de modificação, mas poucas problematizações de aprofundamento. Além disso, a maioria envolve cálculos matemáticos diretos e não exploram a resolução de problemas ou contextualizações ao cotidiano ou outras áreas de conhecimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AVLM12022025 .pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.