Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33534
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Ferreira, Mikaeli Santos | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-14T13:56:10Z | - |
dc.date.available | 2024-11-11 | - |
dc.date.available | 2025-02-14T13:56:10Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-30 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33534 | - |
dc.description.abstract | The presence of women in film criticism has become essential for valuing and increasing the visibility of films made by women. Historically, both film production and criticism have been dominated by male perspectives, often leading to narratives that marginalize female experiences and obscure the contributions of pioneering women. This monograph aims to explore initiatives that promote female participation in film criticism, along with the tools and methods developed by women to enhance their impact, as well as the content of their analyses. The Elviras collective, made up of film critics from across the country, seeks to raise awareness and support the work of female filmmakers while challenging power structures within the film industry. Similarly, the magazine Verberenas serves as a platform for film criticism by women in the audiovisual field, often focusing on works associated with marginal cinema. These organizations play a crucial role in developing perspectives that go beyond dominant narratives, highlighting the work of multiple generations of female directors. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2025-02-14T13:56:10Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MSF11112024.pdf: 2266531 bytes, checksum: 233c9daf0bbac8c2725b0223f793d6fe (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-02-14T13:56:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MSF11112024.pdf: 2266531 bytes, checksum: 233c9daf0bbac8c2725b0223f793d6fe (MD5) Previous issue date: 2024-10-30 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Cinema de mulheres | pt_BR |
dc.subject | Coletivo ELVIRAS - Crítica de cinema | pt_BR |
dc.subject | Mulher - Crítica de cinema. | pt_BR |
dc.title | O protagonismo feminino na crítica e a visibilidade do cinema de mulheres : uma análise do coletivo Elviras e da revista Verberenas. | pt_BR |
dc.title.alternative | Female protagonism in criticism and the visibility of women's cinema: an analysis of the Elviras collective and the Verberenas magazine. | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Falcone, Fernando Trevas | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6084879882201829 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presença feminina na crítica de cinema tem se tornado um fator fundamental para a valorização e visibilidade do cinema feito por mulheres. Historicamente, a produção e a crítica cinematográfica foram dominadas por visões masculinas, o que resultou em narrativas que frequentemente marginalizavam as experiências femininas e o apagamento de pioneiras. Esta monografia visa investigar iniciativas que buscam promover a participação feminina no campo crítico juntamente com as ferramentas e formas de promoção desenvolvidas por elas, bem como o conteúdo de suas análises. O coletivo Elviras, composto por profissionais da crítica fílmica de todo o país, busca dar visibilidade e fomentar o trabalho de realizadoras, ao mesmo tempo em que questiona as estruturas de poder na indústria cinematográfica. A revista Verberenas, por sua vez, é uma plataforma dedicada à crítica de cinema feita por mulheres trabalhadoras do audiovisual, abordando obras que frequentemente estão associadas a um cinema marginal. Essas organizações se mostram relevantes para a construção de um olhar além da dominante, destacando as obras de várias gerações de cineastas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Cinema e Audiovisual |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MSF11112024.pdf | 2,21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons