Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33536
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBernardo, Klinton Neves-
dc.date.accessioned2025-02-14T14:59:25Z-
dc.date.available2024-11-11-
dc.date.available2025-02-14T14:59:25Z-
dc.date.issued2024-11-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33536-
dc.description.abstractThis study aims to investigate the significance of representation for individuals with visual impairments in the conception of audiovisual works, with a particular focus on the role of screenwriters. To achieve this objective, a comprehensive literature review was conducted addressing topics such as representation in audiovisual media, stereotypes associated with individuals with visual impairments, and authorship in cinema. Building upon these discussions, an exploratory analysis was performed on four episodes of the series “In the Dark” (2019), which features characters with visual impairments and includes episodes authored by a screenwriter with a visual impairment. The analysis employed Nelson's (1994) categories of stereotypes and a scene count to examine instances where the visual impairment of the characters is highlighted. The conclusion suggests that the involvement of a screenwriter with a visual impairment significantly influences the final outcome of the audiovisual product and the representation of characters with disabilities.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2025-02-14T14:59:25Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KNB11112024.pdf: 4876045 bytes, checksum: 8329db58c669cc3a7c2d817fa4c8f5e6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-14T14:59:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KNB11112024.pdf: 4876045 bytes, checksum: 8329db58c669cc3a7c2d817fa4c8f5e6 (MD5) Previous issue date: 2024-11-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectAudiovisual - Representatividadept_BR
dc.subjectDeficiência visual - Cinemapt_BR
dc.subjectRoteiristapt_BR
dc.subjectAnálise de sériept_BR
dc.titleRepresentatividade no audiovisual : a voz dos roteiristas com deficiência visual.pt_BR
dc.title.alternativeRepresentation in audiovisual media: the voice of visually impaired screenwriters.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Mayer, Flávia Affonso-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9960637815307770pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo investigar a importância da representatividade das pessoas com deficiência visual desde a concepção de uma obra audiovisual, dando enfoque ao papel dos roteiristas. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica quanto a Representatividade no audiovisual; Estereótipos associados a pessoas com deficiência visual e Autoralidade no cinema. a partir das discussões, foi realizada uma análise exploratória de quatro episódios da série “No Escuro” (2019), que possui personagens com deficiência visual, e tem alguns de seus episódios escritos por um roteirista com deficiência visual. Para a análise, foram utilizadas as categorias de estereótipos de Nelson (1994) e contagem de cenas onde a deficiência visual dos personagens é explorada. Como conclusão, o estudo mostra como ter um roteirista com deficiência visual impacta no resultado final do produto audiovisual e no modo que os personagens com deficiência são representados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentComunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Cinema e Audiovisual

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KNB11112024.pdf4,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons