Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3353Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Lima, Adam de Medeiros | - |
| dc.date.accessioned | 2018-01-25T16:34:00Z | - |
| dc.date.available | 2017-06-13 | - |
| dc.date.available | 2018-01-25T16:34:00Z | - |
| dc.date.issued | 2017-06-05 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3353 | - |
| dc.description.abstract | The aim of this work is to identify and define performance indicators (KPIs), typically employed by teachers in evaluation procedures and follow up of students initial programming disciplines, with a view to later use of these indicators in the creation of Dashboard management information systems. Such tools are widely used in professional business environments and begin to be applied in the educational academic context. A methodological procedure was defined for the collection and processing of primary data (interviews) and secondary data (document search of plans and courses), as well as for the treatment and use of the information obtained. The defined KPIs a represented and exemplified at the end of the paper. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Ana Beatriz de Oliveira Silva (beatrizoliveira@cca.ufpb.br) on 2018-01-25T16:34:00Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) AML13062017.pdf: 1054175 bytes, checksum: 097a404c755848a268a20b45a606cdaf (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-01-25T16:34:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) AML13062017.pdf: 1054175 bytes, checksum: 097a404c755848a268a20b45a606cdaf (MD5) Previous issue date: 2017-06-05 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Indicadores de desempenho | pt_BR |
| dc.subject | Discentes - Avaliação | pt_BR |
| dc.subject | Programação - Ensino | pt_BR |
| dc.subject | Sistemas de Informação Gerencial | pt_BR |
| dc.subject | Dashboard | pt_BR |
| dc.title | Uma definição de KPIs para utilização em dashboard como ferramenta para o acompanhamento de discentes em cursos iniciais de programação | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Magalhães, Rafael Marrocos | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo identificar e definir indicadores de desempenho (KPIs), tipicamente empregados por Docentes em procedimentos de avaliação e acompanhamento de alunos em disciplinas iniciais de programação, com vistas à utilização posterior destes indicadores na criação de sistemas de informação gerenciais tipo Dashboard. Tais ferramentas são amplamente utilizadas em ambientes profissionais empresariais e começa a ser aplicado no contexto acadêmico educacional. Um procedimento metodológico foi definido para coleta e processamento de dados primários (entrevistas) e secundários (busca documental de planos e cursos), bem como para tratamento e uso das informações obtidas. Os KPIs definidos são apresentados e exemplificados ao final do trabalho. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Ciências Exatas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Ciência da Computação - CCAE | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AML13062017.pdf | 1,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
