Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3353
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Adam de Medeiros-
dc.date.accessioned2018-01-25T16:34:00Z-
dc.date.available2017-06-13-
dc.date.available2018-01-25T16:34:00Z-
dc.date.issued2017-06-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3353-
dc.description.abstractThe aim of this work is to identify and define performance indicators (KPIs), typically employed by teachers in evaluation procedures and follow up of students initial programming disciplines, with a view to later use of these indicators in the creation of Dashboard management information systems. Such tools are widely used in professional business environments and begin to be applied in the educational academic context. A methodological procedure was defined for the collection and processing of primary data (interviews) and secondary data (document search of plans and courses), as well as for the treatment and use of the information obtained. The defined KPIs a represented and exemplified at the end of the paper.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Beatriz de Oliveira Silva (beatrizoliveira@cca.ufpb.br) on 2018-01-25T16:34:00Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) AML13062017.pdf: 1054175 bytes, checksum: 097a404c755848a268a20b45a606cdaf (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-25T16:34:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) AML13062017.pdf: 1054175 bytes, checksum: 097a404c755848a268a20b45a606cdaf (MD5) Previous issue date: 2017-06-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectIndicadores de desempenhopt_BR
dc.subjectDiscentes - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectProgramação - Ensinopt_BR
dc.subjectSistemas de Informação Gerencialpt_BR
dc.subjectDashboardpt_BR
dc.titleUma definição de KPIs para utilização em dashboard como ferramenta para o acompanhamento de discentes em cursos iniciais de programaçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Magalhães, Rafael Marrocos-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo identificar e definir indicadores de desempenho (KPIs), tipicamente empregados por Docentes em procedimentos de avaliação e acompanhamento de alunos em disciplinas iniciais de programação, com vistas à utilização posterior destes indicadores na criação de sistemas de informação gerenciais tipo Dashboard. Tais ferramentas são amplamente utilizadas em ambientes profissionais empresariais e começa a ser aplicado no contexto acadêmico educacional. Um procedimento metodológico foi definido para coleta e processamento de dados primários (entrevistas) e secundários (busca documental de planos e cursos), bem como para tratamento e uso das informações obtidas. Os KPIs definidos são apresentados e exemplificados ao final do trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AML13062017.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons