Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33541
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbosa, Maria Iza de Araújo-
dc.date.accessioned2025-02-14T18:38:12Z-
dc.date.available2025-02-14-
dc.date.available2025-02-14T18:38:12Z-
dc.date.issued2024-10-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33541-
dc.description.abstractThe demand for active teaching activities is the opposite of what is currently being done in the science teaching process. Authors argue that teaching Zoology in schools is increasingly becoming a memorization task. Going against this assumption, it is necessary to use practical lessons as a way of creating greater interest in students. The creation of a manual of practical lessons to support teachers is a significant step in this direction. The use of the manual promotes interaction between the theoretical and practical study of Zoology content. In this paper, five ideas for practical lessons were drawn up on the sub-themes of mammals, reptiles,pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2025-02-14T18:38:12Z No. of bitstreams: 1 MIAB14022025 .pdf: 1570175 bytes, checksum: 1e6189602117741ccbe67295c7b49286 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-14T18:38:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MIAB14022025 .pdf: 1570175 bytes, checksum: 1e6189602117741ccbe67295c7b49286 (MD5) Previous issue date: 2024-10-31en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectEnsino de ciências.pt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectIdeias práticas dos conteúdos de zoologiapt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.titleElaboração de um manual de aula prática: facilitando o aprendizado de zoologia durante o ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Marcio Bernardino da-
dc.description.resumoA demanda por atividades práticas no ensino está inversa ao que está sendo executado atualmente no processo de ensino de ciências. Autores defendem que o ensino de Zoologia nas escolas está cada vez mais sendo uma tarefa de memorização. Ao caminhar contrário a este pressuposto, faz-se necessário o uso de aulas práticas como forma de criar maior interesse nos estudantes. Assim, a criação de um manual de aulas práticas, servindo de apoio para os professores, é um passo importante para tal. A utilização do manual promove a interação entre o estudo teórico e prático dos conteúdos de Zoologia. No presente trabalho, são elaboradas cinco ideias de aulas práticas dentre os subtemas de mamíferos, répteis, aves, artrópodes e peixes, com o enfoque nas aulas do sétimo ano do ensino fundamental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MIAB14022025 .pdf1,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.