Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33542
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorXavier, Laysla da Silva-
dc.date.accessioned2025-02-14T18:53:49Z-
dc.date.available2025-02-14-
dc.date.available2025-02-14T18:53:49Z-
dc.date.issued2024-11-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33542-
dc.description.abstractEnvironmental Education (EE) in schools plays a fundamental role in shaping sensitized citizens who are engaged with environmental issues. In Brazil, despite the recognition of EE's importance, its implementation within the school context still faces several challenges. In this scenario, this study analyzes the contributions of publications on school EE in the Journal of Research in Environmental Education (REVIPEA) from 2017 to 2023. This research adopts a qualitative approach, grounded in theoretical-methodological assumptions that combine bibliographic research and categorical content analysis. The analysis of the publications reveals that the majority of research focuses on Elementary Education (36.36%). Furthermore, the predominant methodological approaches are qualitative (36.36%), while 81.8% did not provide details regarding the methodology applied. Data collection techniques mainly include bibliographic research and questionnaires, both utilized in 33.34% of the studies. It was also found that 54.54% of the studies did not clearly specify the data analysis technique used. The most common teaching modalities are practical classes, accounting for 18.75% of the total. However, 25% of the analyzed studies did not mention any teaching modality. Additionally, many articles fail to detail pedagogical practices, indicating the need for greater clarity and diversity in the methodologies employed. The macro-pragmatic trend is the most discussed in our articles (45.46%), reflecting an orientation towards sustainable development. Environmental or socio-environmental sustainability was predominant, appearing in 50.02% of the works. In conclusion, despite the advances in EE within the Brazilian school context, there are gaps that need to be addressed to strengthen this practice, as it is often approached superficially in schools. It is also essential for authors to adopt greater clarity and methodological rigor in their research, ensuring reliable and replicable results, which will contribute to the advancement of knowledge in the field.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2025-02-14T18:53:49Z No. of bitstreams: 1 LSX14022025 .pdf: 826674 bytes, checksum: acba9d0f70756abaa6e9be68995848dd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-14T18:53:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LSX14022025 .pdf: 826674 bytes, checksum: acba9d0f70756abaa6e9be68995848dd (MD5) Previous issue date: 2024-11-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação ambiental escolarpt_BR
dc.subjectPraticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectEnsino básicopt_BR
dc.subjectAnálise de conteúdopt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.titleEducação ambiental escolar: análise das pesquisas publicadas na Revista REVIPEA (período 2017-2023)pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Abílio, Francisco José Pegado-
dc.description.resumoA Educação Ambiental (EA) escolar desempenha um papel fundamental na formação de cidadãos sensibilizados e engajados com as questões ambientais. No Brasil, apesar do reconhecimento da importância da EA, sua implementação no contexto escolar ainda enfrenta alguns desafios. Nesse cenário, este estudo analisa as contribuições das publicações sobre EA escolar na Revista Pesquisa em Educação Ambiental (REVIPEA) entre 2017 e 2023. Trata-se de uma pesquisa com uma abordagem qualitativa, fundamentada em pressupostos teóricometodológicos que combinam a pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo categorial. A análise das publicações mostra que a maioria das pesquisas se concentra no Ensino Fundamental (36,36%). Além disso, as abordagens metodológicas predominantemente são qualitativas (36,36%), enquanto 81,8% não forneceram detalhes sobre a metodologia aplicada. As técnicas de coleta de dados incluem principalmente pesquisas bibliográficas e questionários, ambos utilizados em 33,34% das pesquisas. Constatou-se ainda que 54,54% dos estudos não especificaram claramente a técnica de análise de dados utilizada. As modalidades didáticas mais comuns são aulas práticas, representando 18,75% do total. Contudo, 25% dos estudos analisados não mencionaram nenhuma modalidade didática. Além disso, muitos artigos não detalham as práticas pedagógicas, indicando a necessidade de maior clareza e diversidade nas metodologias aplicadas. A macrotendência pragmática é a mais abordada em nossos artigos (45,46%), refletindo uma orientação voltada ao desenvolvimento sustentável. A sustentabilidade ambiental ou socioambiental foi predominante, estando presente em 50,02% dos trabalhos. Conclui-se que, apesar dos avanços na EA no contexto escolar brasileiro, existem lacunas a serem abordadas para fortalecer essa prática, visto que muitas vezes é abordada de forma superficial nas escolas. É fundamental ainda que os autores adotem maior clareza e rigor metodológico em suas pesquisas, assegurando resultados confiáveis e replicáveis, o que contribuirá para o avanço do conhecimento na área.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LSX14022025 .pdf807,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.