Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33543
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Joselia Francisco dos-
dc.date.accessioned2025-02-14T19:34:08Z-
dc.date.available2025-02-14-
dc.date.available2025-02-14T19:34:08Z-
dc.date.issued2024-11-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33543-
dc.description.abstractIn the Brazilian educational context, there has been much discussion about inclusion processes and learning facilitation tools for people with visual impairments, aiming for greater integration and rights guarantees for these individuals. This research aims to provide targeted information to contribute to inclusive education in the teaching of Biological Sciences, through the production of inclusive educational materials. The study discusses the development of a lowcost, durable, three-dimensional teaching model, allowing for continuous use. The model was built in an enlarged size with attractive colors to support the use of students with low vision; additionally, the names of structures are labeled in both Braille and standard writing, enabling inclusive use by all students participating in Botany education activities. This qualitative study culminated in the creation of teaching materials. The use of three-dimensional models for teaching biological sciences to people with disabilities, especially those who are blind or have low vision, is highlighted as an effective approach; however, many gaps remain in achieving a more inclusive Brazilian education system, particularly regarding professional training and the lack of adequate educational resources.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2025-02-14T19:34:08Z No. of bitstreams: 1 JFS14022025 .pdf: 2539764 bytes, checksum: e48b6970bdf8f66a3a92397870c6bcfd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-14T19:34:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JFS14022025 .pdf: 2539764 bytes, checksum: e48b6970bdf8f66a3a92397870c6bcfd (MD5) Previous issue date: 2024-11-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectModelo didáticopt_BR
dc.subjectBotânicapt_BR
dc.subjectInclusão de pessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectDeficiencia visualpt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.titleEnsino de ciências e biologia: a importância da produção de modelos didáticos para o ensino inclusivo de botânicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Zárate, Eliete Lima de Paula-
dc.description.resumoNo cenário educacional brasileiro muito se tem discutido sobre os processos de Inclusão e instrumentos facilitadores da aprendizagem para pessoas com deficiência visual, na busca por uma maior integração e garantias de direitos desses sujeitos. Esta pesquisa objetiva o fornecimento de informações direcionadas que contribuam para uma educação inclusiva no ensino de Ciências Biológicas, por meio da produção de material didático inclusivo. A pesquisa discorre sobre a elaboração de modelo didático tridimensional confeccionado a baixo custo, com materiais duráveis, permitindo uso continuado. O modelo foi construído em tamanho ampliado e com cores atraentes, para favorecer o uso de estudantes com baixa visão junto ao mesmo o nome das estruturas estão descritos por legendas em braile e escrita comum, para que sejam utilizadas por todos os estudantes participantes da prática do ensino de Botânica de forma inclusiva, frente as demandas de uma realidade de exclusão e falta de acesso aos recursos didáticos adequados para as pessoas com deficiência, em especial àquelas cegas ou com baixa visão. Consistindo em um trabalho de cunho qualitativo, culminado na produção de material didático. O uso de modelos tridimensionais para o ensino de ciências biológicas para pessoas com deficiência, em especial às pessoas cegas e com baixa visão, é apontado como destaque, mas ainda existem muitas carências no que diz respeito à efetivação de uma educação brasileira mais inclusiva, destacando uma má formação profissional e a falta de recursos didáticos adequados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JFS14022025 .pdf2,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.