Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33543Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Santos, Joselia Francisco dos | - |
| dc.date.accessioned | 2025-02-14T19:34:08Z | - |
| dc.date.available | 2025-02-14 | - |
| dc.date.available | 2025-02-14T19:34:08Z | - |
| dc.date.issued | 2024-11-05 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33543 | - |
| dc.description.abstract | In the Brazilian educational context, there has been much discussion about inclusion processes and learning facilitation tools for people with visual impairments, aiming for greater integration and rights guarantees for these individuals. This research aims to provide targeted information to contribute to inclusive education in the teaching of Biological Sciences, through the production of inclusive educational materials. The study discusses the development of a lowcost, durable, three-dimensional teaching model, allowing for continuous use. The model was built in an enlarged size with attractive colors to support the use of students with low vision; additionally, the names of structures are labeled in both Braille and standard writing, enabling inclusive use by all students participating in Botany education activities. This qualitative study culminated in the creation of teaching materials. The use of three-dimensional models for teaching biological sciences to people with disabilities, especially those who are blind or have low vision, is highlighted as an effective approach; however, many gaps remain in achieving a more inclusive Brazilian education system, particularly regarding professional training and the lack of adequate educational resources. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2025-02-14T19:34:08Z No. of bitstreams: 1 JFS14022025 .pdf: 2539764 bytes, checksum: e48b6970bdf8f66a3a92397870c6bcfd (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-02-14T19:34:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JFS14022025 .pdf: 2539764 bytes, checksum: e48b6970bdf8f66a3a92397870c6bcfd (MD5) Previous issue date: 2024-11-05 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Modelo didático | pt_BR |
| dc.subject | Botânica | pt_BR |
| dc.subject | Inclusão de pessoas com deficiência | pt_BR |
| dc.subject | Deficiencia visual | pt_BR |
| dc.subject | Biologia | pt_BR |
| dc.title | Ensino de ciências e biologia: a importância da produção de modelos didáticos para o ensino inclusivo de botânica | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Zárate, Eliete Lima de Paula | - |
| dc.description.resumo | No cenário educacional brasileiro muito se tem discutido sobre os processos de Inclusão e instrumentos facilitadores da aprendizagem para pessoas com deficiência visual, na busca por uma maior integração e garantias de direitos desses sujeitos. Esta pesquisa objetiva o fornecimento de informações direcionadas que contribuam para uma educação inclusiva no ensino de Ciências Biológicas, por meio da produção de material didático inclusivo. A pesquisa discorre sobre a elaboração de modelo didático tridimensional confeccionado a baixo custo, com materiais duráveis, permitindo uso continuado. O modelo foi construído em tamanho ampliado e com cores atraentes, para favorecer o uso de estudantes com baixa visão junto ao mesmo o nome das estruturas estão descritos por legendas em braile e escrita comum, para que sejam utilizadas por todos os estudantes participantes da prática do ensino de Botânica de forma inclusiva, frente as demandas de uma realidade de exclusão e falta de acesso aos recursos didáticos adequados para as pessoas com deficiência, em especial àquelas cegas ou com baixa visão. Consistindo em um trabalho de cunho qualitativo, culminado na produção de material didático. O uso de modelos tridimensionais para o ensino de ciências biológicas para pessoas com deficiência, em especial às pessoas cegas e com baixa visão, é apontado como destaque, mas ainda existem muitas carências no que diz respeito à efetivação de uma educação brasileira mais inclusiva, destacando uma má formação profissional e a falta de recursos didáticos adequados. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Ciências Biológicas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JFS14022025 .pdf | 2,48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
