Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33565
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Karlyson Damally Guedes de-
dc.date.accessioned2025-02-17T18:56:11Z-
dc.date.available2025-02-17-
dc.date.available2025-02-17T18:56:11Z-
dc.date.issued2024-11-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33565-
dc.description.abstractThe Course Completion Work “Music as a Pedagogical Tool to Enhance the Teaching of Mathematics” presented to the Federal University of Paraíba. This work aims to investigate the use of music as a pedagogical tool to enhance the teaching of mathematics. The research is based on the principle that interdisciplinarity, by combining music and mathematics, can enrich the teaching-learning process. The main objectives are to relate mathematical concepts to musical elements and develop practical activities that integrate music and mathematics. A mixed methodology was used, involving bibliographic research, development of practical activities, classroom application and data analysis. Finally, this work reinforces that the teaching of mathematics, when integrated with music, can create a more dynamic and stimulating learning environment. Observation of students during activities, accompanied by the results of the perception test, indicated a positive impact on their perceptions of the subject, suggesting that this approach can contribute to greater motivation and engagement. Although it was not possible to directly measure learning, the data collected points to a change in the way students perceived mathematics, which opens up new possibilities for methodologies that seek to integrate different areas of knowledge.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2025-02-17T18:56:11Z No. of bitstreams: 1 KDGS17022025_EaD.pdf: 1730528 bytes, checksum: eaa94090e71078174623939e82d846f5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-17T18:56:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KDGS17022025_EaD.pdf: 1730528 bytes, checksum: eaa94090e71078174623939e82d846f5 (MD5) Previous issue date: 2024-11-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectMúsica e matemáticapt_BR
dc.subjectA música ajuda no ensino matematicopt_BR
dc.subjectMúsica como ferramenta pedagógicapt_BR
dc.titleA música como ferramenta pedagógica para potencializar o ensino da matemáticapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Wállace Mangueira de-
dc.description.resumoO Trabalho de Conclusão de Curso “A Música como Ferramenta Pedagógica para Potencializar o Ensino da Matemática” apresentado à Universidade Federal da Paraíba. Este trabalho tem como objetivo investigar o uso da música como uma ferramenta pedagógica para potencializar o ensino da matemática. A pesquisa parte do princípio de que a interdisciplinaridade, ao unir música e matemática, pode enriquecer o processo de ensinoaprendizagem. Tendo como principais objetivos, relacionar conceitos matemáticos a elementos musicais e desenvolver atividades práticas que integrem música e matemática. Foi utilizada uma metodologia mista, envolvendo pesquisa bibliográfica, desenvolvimento de atividades práticas, aplicação em sala de aula e análise de dados. Por fim, este trabalho reforça que o ensino da matemática, quando integrado à música, pode criar um ambiente de aprendizado mais dinâmico e estimulante. A observação dos alunos durante as atividades, acompanhada pelos resultados do teste de percepção, indicou um impacto positivo nas suas percepções sobre a disciplina, sugerindo que essa abordagem pode contribuir para uma maior motivação e engajamento. Embora não tenha sido possível medir diretamente o aprendizado, os dados coletados apontam para uma mudança na forma como os alunos perceberam a matemática, o que abre novas possibilidades para metodologias que busquem integrar diferentes áreas do conhecimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática (EAD coleção)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KDGS17022025_EaD.pdf1,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.