Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33577
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVieira, Maria Olímpia Pereira-
dc.date.accessioned2025-02-17T22:33:30Z-
dc.date.available2025-02-17-
dc.date.available2025-02-17T22:33:30Z-
dc.date.issued2024-11-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33577-
dc.description.abstractThis study aims to analyze the problem-solving methods and strategies proposed by the Brazilian Mathematics Olympiad for Public Schools (OBMEP) for the Elementary Education II level. The focus of the research was to investigate how these strategies contribute to the development of students' logical and mathematical reasoning, as well as to observe the impact of these approaches on the teaching-learning process. The research was conducted in a public school with the participation of students from 6th to 9th grade. Data was collected through questionnaires applied to the students and interviews with mathematics teachers. The data analysis followed a qualitative approach, utilizing content analysis techniques. The results indicate that the problem-solving strategies proposed by OBMEP encourage the development of critical thinking and student autonomy, as well as contribute to students' interest and motivation in mathematics. It was also found that the implementation of these strategies fosters a more meaningful learning experience, engaging students in the search for creative and diverse solutions to the problems presented.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2025-02-17T22:33:30Z No. of bitstreams: 1 MOPV17022025_EaD.pdf: 445886 bytes, checksum: c7c0891d5dc69c9178c87fc223b96da4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-17T22:33:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MOPV17022025_EaD.pdf: 445886 bytes, checksum: c7c0891d5dc69c9178c87fc223b96da4 (MD5) Previous issue date: 2024-11-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectOBMEPpt_BR
dc.subjectMatemática - Ensino Fundamental IIpt_BR
dc.subjectEstratégias de resolução de problemaspt_BR
dc.subjectRaciocínio lógico e Ensino de matemáticapt_BR
dc.titleMétodos e estratégias de resolução de problemas da OBMEP no ensino fundamental IIpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Wállace Mangueira de-
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo analisar os métodos e estratégias de resolução de problemas propostos pela Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) para o Ensino Fundamental II. O foco da pesquisa foi investigar como essas estratégias contribuem para o desenvolvimento do raciocínio lógico e matemático dos alunos, além de observar o impacto dessas abordagens no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi realizada em uma escola pública do Ensino Fundamental II, com a participação de alunos do 6º ao 9º ano, sendo coletados dados por meio de questionários aplicados aos estudantes e entrevistas com professores de matemática. A análise dos dados foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa, com a utilização da técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicam que as estratégias de resolução de problemas propostas pela OBMEP incentivam o desenvolvimento do pensamento crítico e a autonomia dos alunos, além de contribuir para o interesse e a motivação dos estudantes pela disciplina de matemática. Constatouse também que a aplicação dessas estratégias fomenta uma aprendizagem mais significativa, engajando os alunos na busca por soluções criativas e diversificadas para os problemas apresentados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática (EAD coleção)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MOPV17022025_EaD.pdf435,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.