Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33578
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDias, Aline Ricarte-
dc.date.accessioned2025-02-17T22:52:43Z-
dc.date.available2025-02-17-
dc.date.available2025-02-17T22:52:43Z-
dc.date.issued2024-12-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33578-
dc.description.abstractThis study aimed to conduct a bibliographic review of Environmental Education in Biology teaching, focusing on articles published in the SciELO platform between July 2019 and June 2024. Out of the 245 initially identified articles, 20 were selected based on stringent criteria, revealing a growing interest in research on this topic, particularly in 2021. The qualitative analysis of these studies highlighted pedagogical practices and challenges encountered in implementing Environmental Education in basic education schools. The research emphasizes the relevance of this approach for fostering a more aware and engaged society regarding environmental issues. Furthermore, the need for educator training to integrate Environmental Education into the Science curriculum was underscored, highlighting the importance of preparing future professionals for this challenge. This study contributes to a broader understanding of the role of Environmental Education in Biology teaching and suggests exploring interdisciplinary areas in future research to further enhance this approach.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2025-02-17T22:52:43Z No. of bitstreams: 1 ARD17022025_EaD.pdf: 575528 bytes, checksum: 8118363e418edbf870aebdd9b12bbc06 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-17T22:52:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ARD17022025_EaD.pdf: 575528 bytes, checksum: 8118363e418edbf870aebdd9b12bbc06 (MD5) Previous issue date: 2024-12-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectEnsino de Biologiapt_BR
dc.subjectMetodologias pedagógicas ativas em meio ambientept_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.titleEducação ambiental no ensino de biologia: uma revisão bibliográficapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Moraes, Fernando Ferreira de-
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre a Educação Ambiental no ensino de Biologia, focando em artigos publicados na plataforma SciELO entre julho de 2019 e junho de 2024. Dentre os 245 artigos inicialmente identificados, 20 foram selecionados com base em critérios rigorosos, revelando um crescimento no interesse por pesquisas nesta temática, especialmente em 2021. A análise qualitativa desses estudos destacou as práticas pedagógicas e os desafios enfrentados na implementação da Educação Ambiental nas escolas de educação básica. A pesquisa sublinha a relevância dessa abordagem para a formação de uma sociedade mais consciente e engajada com questões ambientais. Além disso, a necessidade de capacitação dos educadores para a integração da Educação Ambiental no currículo de Ciências foi evidenciada, ressaltando a importância de preparar futuros profissionais para esse desafio. Este estudo contribui para uma compreensão mais ampla do papel da Educação Ambiental no ensino de Biologia e sugere a exploração de áreas interdisciplinares em pesquisas futuras para potencializar essa abordagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática (EAD coleção)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARD17022025_EaD.pdf562,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.