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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33591
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMartins, Olga Sorrentino-
dc.date.accessioned2025-02-18T13:20:46Z-
dc.date.available2024-11-14-
dc.date.available2025-02-18T13:20:46Z-
dc.date.issued2024-10-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33591-
dc.description.abstractThis work aims to identify transformations caused by the Coletivo Pé de Frevo in the activities of its members related to frevo, investigating the relationship between art education and artistic practice based on historical-dialectical materialism. Throughout the 20th century, several new specialization proposals in dance emerged, highlighting the systematization of frevo by Nascimento do Passo. The Coletivo Pé de Frevo is characterized as a non-formal teaching environment, with its practice structured around the frevo teaching approach proposed by Valéria Vicente, who coordinates the Collective. This research contributes to documenting part of the history of frevo and its teaching in João Pessoa and reflects on the relationship between education and practice. The research adopts a qualitative approach, involving analysis of the Coletivo Pé de Frevo’s portfolio, the application of a questionnaire, conducting focus group, and literature review. The conclusion is that participation in the collective transformed individuals' awareness and engagement in frevo activities throughout the year.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2025-02-18T13:20:46Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) OSM14112024.pdf: 2850563 bytes, checksum: b83c82dfead0651ad448a3a94d7a494c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-18T13:20:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) OSM14112024.pdf: 2850563 bytes, checksum: b83c82dfead0651ad448a3a94d7a494c (MD5) Previous issue date: 2024-10-31en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectDança (Licenciatura)pt_BR
dc.subjectDança - Ensino não-formalpt_BR
dc.subjectColetivo Pé de Frevo - João Pessoa, PBpt_BR
dc.subjectFrevo - Dançapt_BR
dc.subjectMaterialismo histórico-dialéticopt_BR
dc.titleEspontaneidade e sistematização na prática do passo : a atividade do Coletivo Pé de Frevo em João Pessoa.pt_BR
dc.title.alternativeSpontaneity and systematization in the practice of the step: the activity of the Coletivo Pé de Frevo in João Pessoa.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Vicente, Ana Valéria Ramos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1898119758852206pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo identificar transformações causadas pelo Coletivo Pé de Frevo nas atividades de seus integrantes relacionadas a frevo, investigando a relação entre o ensino de arte e a prática artística, com base no materialismo histórico-dialético. Podemos considerar que ao longo do século XX surgiram várias propostas novas de especialização da dança, destacando a sistematização do frevo por Nascimento do Passo. O Coletivo Pé de Frevo se caracteriza como um ambiente de ensino não-formal e tem sua prática estruturada a partir da abordagem de ensino de frevo proposta por Valéria Vicente, que coordena o Coletivo. A pesquisa contribui com a documentação de parte da história do frevo e do seu ensino em João Pessoa e com a reflexão sobre a relação entre ensino e prática. A pesquisa adota abordagem qualitativa, envolvendo análise de portfólio do Coletivo Pé de Frevo, aplicação de questionário, realização de grupo focal e revisão bibliográfica. A conclusão é que a participação no coletivo transformou a consciência e o envolvimento dos indivíduos nas atividades de frevo ao longo do ano.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArtes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Dança

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