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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33591
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Martins, Olga Sorrentino | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-18T13:20:46Z | - |
dc.date.available | 2024-11-14 | - |
dc.date.available | 2025-02-18T13:20:46Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-31 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33591 | - |
dc.description.abstract | This work aims to identify transformations caused by the Coletivo Pé de Frevo in the activities of its members related to frevo, investigating the relationship between art education and artistic practice based on historical-dialectical materialism. Throughout the 20th century, several new specialization proposals in dance emerged, highlighting the systematization of frevo by Nascimento do Passo. The Coletivo Pé de Frevo is characterized as a non-formal teaching environment, with its practice structured around the frevo teaching approach proposed by Valéria Vicente, who coordinates the Collective. This research contributes to documenting part of the history of frevo and its teaching in João Pessoa and reflects on the relationship between education and practice. The research adopts a qualitative approach, involving analysis of the Coletivo Pé de Frevo’s portfolio, the application of a questionnaire, conducting focus group, and literature review. The conclusion is that participation in the collective transformed individuals' awareness and engagement in frevo activities throughout the year. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2025-02-18T13:20:46Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) OSM14112024.pdf: 2850563 bytes, checksum: b83c82dfead0651ad448a3a94d7a494c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-02-18T13:20:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) OSM14112024.pdf: 2850563 bytes, checksum: b83c82dfead0651ad448a3a94d7a494c (MD5) Previous issue date: 2024-10-31 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Dança (Licenciatura) | pt_BR |
dc.subject | Dança - Ensino não-formal | pt_BR |
dc.subject | Coletivo Pé de Frevo - João Pessoa, PB | pt_BR |
dc.subject | Frevo - Dança | pt_BR |
dc.subject | Materialismo histórico-dialético | pt_BR |
dc.title | Espontaneidade e sistematização na prática do passo : a atividade do Coletivo Pé de Frevo em João Pessoa. | pt_BR |
dc.title.alternative | Spontaneity and systematization in the practice of the step: the activity of the Coletivo Pé de Frevo in João Pessoa. | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Vicente, Ana Valéria Ramos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1898119758852206 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo identificar transformações causadas pelo Coletivo Pé de Frevo nas atividades de seus integrantes relacionadas a frevo, investigando a relação entre o ensino de arte e a prática artística, com base no materialismo histórico-dialético. Podemos considerar que ao longo do século XX surgiram várias propostas novas de especialização da dança, destacando a sistematização do frevo por Nascimento do Passo. O Coletivo Pé de Frevo se caracteriza como um ambiente de ensino não-formal e tem sua prática estruturada a partir da abordagem de ensino de frevo proposta por Valéria Vicente, que coordena o Coletivo. A pesquisa contribui com a documentação de parte da história do frevo e do seu ensino em João Pessoa e com a reflexão sobre a relação entre ensino e prática. A pesquisa adota abordagem qualitativa, envolvendo análise de portfólio do Coletivo Pé de Frevo, aplicação de questionário, realização de grupo focal e revisão bibliográfica. A conclusão é que a participação no coletivo transformou a consciência e o envolvimento dos indivíduos nas atividades de frevo ao longo do ano. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Artes Cênicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Dança |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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