Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33597
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Wellington de Jesus-
dc.date.accessioned2025-02-18T15:04:28Z-
dc.date.available2024-11-15-
dc.date.available2025-02-18T15:04:28Z-
dc.date.issued2024-11-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33597-
dc.description.abstractThis work presents the results of a course conclusion research, which focused on examining the Pedagogical Residency Program (PRP) at UFPB from the perspective of the supervising teacher. The overall objective of the research was to understand and analyze the perception of the music teacher from School X regarding her participation as a preceptor in the Pedagogical Residency Program. The specific objectives were: to understand and analyze how the music teacher from School X perceives the influence of the PRP on her teaching practices and educational approaches to music; to identify the methodologies used by the teacher before and after her involvement with the PRP; and to understand the significance of the PRP for the teacher’s development and practices. In the literature review, I conducted a survey of publications related to the Pedagogical Residency Program, and in the theoretical framework, I aimed to characterize the program. Data were collected through a semi-structured interview with the music preceptor of the program. The analysis of the data revealed that the Pedagogical Residency Program was essential in transforming the teacher's professional performance and educational practices in music, leading to a reevaluation of her methodologies and encouraging the adoption of new pedagogical approaches. Thus, the program represented a tool for professional renewal, promoting a more inclusive and engaging music education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2025-02-18T15:04:28Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) WJS15112024.pdf: 964185 bytes, checksum: b9333f96656b9a5cfd8aa6ccc6e6f8e7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-18T15:04:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) WJS15112024.pdf: 964185 bytes, checksum: b9333f96656b9a5cfd8aa6ccc6e6f8e7 (MD5) Previous issue date: 2024-11-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMúsica (Licenciatura)pt_BR
dc.subjectResidência pedagógica - UFPBpt_BR
dc.subjectEnsino de músicapt_BR
dc.subjectMúsica - Formação docentept_BR
dc.titleResidência pedagógica : a experiência de uma professora de música como preceptora.pt_BR
dc.title.alternativePedagogical residency: the experience of a music teacher as a preceptor.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Carla Pereira dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0002029685789732pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa de Conclusão de curso, que teve como foco olhar para o Programa Residência Pedagógica da UFPB a partir da perspectiva da professora preceptora. Nessa direção, a pesquisa teve como objetivo geral compreender e analisar a percepção da professora de música da Escola X sobre sua participação como preceptora no Programa Residência Pedagógica. Como objetivos específicos busquei: compreender e analisar como a professora de música da escola X percebe a influência da Residência Pedagógica na sua atuação e práticas educativo musicais; identificar, a partir da percepção da professora, as metodologias utilizadas por ela antes e depois do contato com a Residência Pedagógica; compreender o significado do programa RP para a formação e práticas da professora. Na revisão bibliográfica realizei um levantamento de publicações que tratavam da Residência Pedagógica, e na fundamentação teórica, busquei caracterizar o programa. Os dados foram coletados a partir de entrevista semiestruturada, realizada com a preceptora do núcleo de música do programa. Através da análise dos dados obtidos, foi possível compreender que o Programa Residência Pedagógica foi essencial para a transformação da professora em sua atuação e práticas educativas musicais, proporcionando uma reavaliação de suas metodologias, estimulou a adoção de novas abordagens pedagógicas. Portanto, representando uma ferramenta de renovação profissional, promovendo uma educação musical mais inclusiva e envolvente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação Musicalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Música (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WJS15112024.pdf941,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons