Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33621
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLourenço, Elaine Morais-
dc.date.accessioned2025-02-19T11:15:35Z-
dc.date.available2024-10-10-
dc.date.available2025-02-19T11:15:35Z-
dc.date.issued2024-08-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33621-
dc.description.abstractThe current dissertation search seeks to highlight of silence and the rupture from stereotypes that surround the black woman's body, trough the poetry of contemporaneous artist Elisa Lucinda. All along the literary historiography that compound the Brazilian canon, we face classics that turn into harden many aspects of the black woman, frequently underestimated, passing the slavery period on the country, making this echoes the hideous heritages of the current days. To guide our studies we search on the female black Brazilian’s thinkers the answers of the current social deformity. The identity of the object, by the way, lay on black woman is captured and reported by the activist of the black Brazilian movement and writer Sueli Carneiro, stimulating reflections that hits a specific line of feminist movement who does not recognize the specificities of the black woman. On this sense, the models of fictions on the studies of the professor Leda Maria Martins, contributes to reveal the colonial think, responsible for the suffering made on black women body since the slavery period. Quoting the professor, the memory of wisdom that constitutes the afro-brazillian culture spreads by countless acts of artistic performance, being something beyond the record recorded by the alphabetic letter. Our investigation, by the way, was made by analysis of the reminiscences that makes present on the writing and poetic performance of Elisa Lucinda, contributing with the actual thesis. Foremost, we saw that the black female literature made in Brazil have a singular role on the praise of voice, body and positioning of the black woman, since that make objective yours emancipation, legitimate by memory trough the inscription of a history that, for a long time, it was maintained exclusively through a Eurocentric bias.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2025-02-19T11:15:35Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ElaineMoraisLourenço_Dissert.pdf: 1410115 bytes, checksum: ccee64265172173ca63a34d79cd59d5d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-19T11:15:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ElaineMoraisLourenço_Dissert.pdf: 1410115 bytes, checksum: ccee64265172173ca63a34d79cd59d5d (MD5) Previous issue date: 2024-08-09en
dc.description.sponsorshipPró-Reitoria de Pós-graduação da UFPB (PRPG/UFPB)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLiteratura negrapt_BR
dc.subjectPoesia - femininapt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectBlack literature femalept_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectBodypt_BR
dc.subjectPoetrypt_BR
dc.titleMemória e corpo : inscrição da subjetividade feminina negra na poesia de Elisa Lucindapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Freitas, Sávio Roberto Fonseca de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6320246955492429pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5050745766931105pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação busca evidenciar a desconstrução do silêncio e o rompimento dos estereótipos envoltos ao corpo da mulher negra brasileira, através da poesia da artista contemporânea Elisa Lucinda. Ao longo da historiografia literária que constitui o cânone brasileiro, deparamo-nos com clássicos que enrijecem vários aspectos em relação à condição da mulher negra, que é frequentemente inferiorizada, o que ultrapassa o período escravocrata no Brasil, e tornam tais reminiscências as heranças hediondas da atualidade. A fim de guiar nossos estudos, buscamos nas pensadoras negras brasileiras o reajuste da presente deformidade social. A identidade de objeto, por exemplo, imposta aos corpos de mulheres negras, é captada e denunciada pela ativista do movimento negro brasileiro e escritora Sueli Carneiro (2001), estimulando reflexões que atingem uma determinada linha do movimento feminista, que não reconhece as particularidades situacionais das mulheres negras. Nesse sentido, os modelos de ficcionalização atribuídos aos estudos da professora Leda Maria Martins, contribuem para o intuito de desnudar o pensamento colonial, responsável pelas agruras protagonizadas pelos corpos de mulheres negras, desde o período escravista. Para ela, a memória dos saberes que constitui a cultura afro-brasileira dissemina-se por inúmeros atos de performance artística, sendo um mais-além do registro gravado pela letra alfabética. Nossa investigação, portanto, se deu por meio de análises das reminiscências que se presentificam na escrita e na performance poética de Elisa Lucinda, contribuindo com a tese levantada. Portanto, constatamos que a literatura negra feminina produzida no Brasil tem um singular papel na exaltação da voz, do corpo e do posicionamento da mulher negra, uma vez que objetiva sua emancipação, legitimada pela memória, através da inscrição de uma história que, por muito tempo, manteve-se exclusivamente pelo viés eurocêntrico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ElaineMoraisLourenço_Dissert.pdf1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons