Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33662Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Clementino, Alexandre Magno Cunha | - |
| dc.date.accessioned | 2025-02-20T16:37:31Z | - |
| dc.date.available | 2025-02-20T16:37:31Z | - |
| dc.date.issued | 2023-11-09 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33662 | - |
| dc.description.abstract | No abstract. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Maria erika Oliveira (maria.erika@academico.ufpb.br) on 2025-02-20T13:44:17Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AMCC20022025.pdf: 1618245 bytes, checksum: 63a0e7d6874828bba3081c1545543af3 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Ana Cláudia Lopes de Almeida (analopes@ccsa.ufpb.br) on 2025-02-20T16:37:31Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AMCC20022025.pdf: 1618245 bytes, checksum: 63a0e7d6874828bba3081c1545543af3 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-02-20T16:37:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AMCC20022025.pdf: 1618245 bytes, checksum: 63a0e7d6874828bba3081c1545543af3 (MD5) Previous issue date: 2023-11-09 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Inteligência artificial | pt_BR |
| dc.subject | ChatGPT | pt_BR |
| dc.subject | Tecnologias intelectuais | pt_BR |
| dc.subject | Superinteligência | pt_BR |
| dc.subject | Biblioteconomia - UFPB | pt_BR |
| dc.title | Uso do ChatGPT pelos discentes do curso de bacharelado em Biblioteconomia da Univesidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Dias, Guilherme Ataíde | - |
| dc.description.resumo | Conhecer o uso da ferramenta de Inteligência Artificial ChatGPT pelos estudantes do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba torna-se necessário para verificar o impacto dessa tecnologia na formação acadêmica, na elaboração de trabalhos acadêmicos e propriamente no campo acadêmico. A abordagem metodológica adotada mista utilizando-se da pesquisa exploratória e descritiva e o instrumento de pesquisa estruturado por um questionário com 22 questões, visa conhecer o uso do ChatGPT, identificar seu impacto na produção acadêmica e explorar opiniões dos alunos sobre seus benefícios e desafios, incluindo considerações éticas, de segurança e originalidade. O debate histórico entre humanos e máquinas é destacado, situando a Inteligência Artificial como uma força transformadora. A contínua evolução da IA evidencia alguns questionamentos éticos, sociais e econômicos, ressaltando a importância de considerar a integridade humana. A análise equilibrada desses aspectos é vital para o desenvolvimento seguro da IA apontando para a necessidade de regulamentações internacionais. Apesar das expectativas positivas em relação ao ChatGPT no campo educacional analisado, é proposto avaliar sobre desafios como a privacidade dos dados e a validação do conteúdo gerado. Assim a revolução digital na Biblioteconomia é destacada, evidenciando que as transformações tecnológicas fortalecem o papel dos bibliotecários na organização e disseminação da informação e que os resultados apontam para assimilação da nova tecnologia pelos discentes. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Ciência da Informação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Biblioteconomia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AMCC20022025.pdf | 1,58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
