Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33662
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorClementino, Alexandre Magno Cunha-
dc.date.accessioned2025-02-20T16:37:31Z-
dc.date.available2025-02-20T16:37:31Z-
dc.date.issued2023-11-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33662-
dc.description.abstractNo abstract.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Maria erika Oliveira (maria.erika@academico.ufpb.br) on 2025-02-20T13:44:17Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AMCC20022025.pdf: 1618245 bytes, checksum: 63a0e7d6874828bba3081c1545543af3 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Cláudia Lopes de Almeida (analopes@ccsa.ufpb.br) on 2025-02-20T16:37:31Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AMCC20022025.pdf: 1618245 bytes, checksum: 63a0e7d6874828bba3081c1545543af3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-20T16:37:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AMCC20022025.pdf: 1618245 bytes, checksum: 63a0e7d6874828bba3081c1545543af3 (MD5) Previous issue date: 2023-11-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectChatGPTpt_BR
dc.subjectTecnologias intelectuaispt_BR
dc.subjectSuperinteligênciapt_BR
dc.subjectBiblioteconomia - UFPBpt_BR
dc.titleUso do ChatGPT pelos discentes do curso de bacharelado em Biblioteconomia da Univesidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Dias, Guilherme Ataíde-
dc.description.resumoConhecer o uso da ferramenta de Inteligência Artificial ChatGPT pelos estudantes do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba torna-se necessário para verificar o impacto dessa tecnologia na formação acadêmica, na elaboração de trabalhos acadêmicos e propriamente no campo acadêmico. A abordagem metodológica adotada mista utilizando-se da pesquisa exploratória e descritiva e o instrumento de pesquisa estruturado por um questionário com 22 questões, visa conhecer o uso do ChatGPT, identificar seu impacto na produção acadêmica e explorar opiniões dos alunos sobre seus benefícios e desafios, incluindo considerações éticas, de segurança e originalidade. O debate histórico entre humanos e máquinas é destacado, situando a Inteligência Artificial como uma força transformadora. A contínua evolução da IA evidencia alguns questionamentos éticos, sociais e econômicos, ressaltando a importância de considerar a integridade humana. A análise equilibrada desses aspectos é vital para o desenvolvimento seguro da IA apontando para a necessidade de regulamentações internacionais. Apesar das expectativas positivas em relação ao ChatGPT no campo educacional analisado, é proposto avaliar sobre desafios como a privacidade dos dados e a validação do conteúdo gerado. Assim a revolução digital na Biblioteconomia é destacada, evidenciando que as transformações tecnológicas fortalecem o papel dos bibliotecários na organização e disseminação da informação e que os resultados apontam para assimilação da nova tecnologia pelos discentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMCC20022025.pdf1,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons