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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33690
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Josinéia Batista da-
dc.date.accessioned2025-02-21T13:54:05Z-
dc.date.available2025-02-21T13:54:05Z-
dc.date.issued2012-03-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33690-
dc.description.abstractNo abstractpt_BR
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolíticas Públicas - escolapt_BR
dc.subjectMerenda escolarpt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.titlePolítica pública de alimentação e nutrição escolar: um estudo de caso na Escola Municipal de Ensino Fundamental João Alves Torrespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Braga, Maria Elizabeth Batista Pimenta-
dc.description.resumoO Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), implantado em 1955, garante, por meio da transferência de recursos financeiros, a alimentação escolar dos alunos da educação infantil ao ensino médio matriculados em escolas públicas. Mediante contrastes e problemas vivenciados pela sociedade atual faz necessário a presença do poder público no espaço social. A construção de políticas públicas resultantes de diálogos entre o Estado, sociedade e o mercado parece ser o caminho para a construção de melhores condições de vida para a população. A educação é indicador importante para melhorar a qualidade de vida humana, mas os desafios que vivenciados no dia-a-dia, como a falta de vagas nas escolas, infra estrutura, ausência de materiais didáticos, entre outros, tem privado muitos de uma educação promissora. A metodologia adotada na pesquisa foi a qualitativa expressando nos resultados as condições de armazenamento, qualidade, higiene e aceitabilidade dos cardápios colhidos na escola. A realização da pesquisa teve como objetivo identificar até que ponto uma boa alimentação escolar interfere no desenvolvimento físico e intelectual dos alunos. A pesquisa ocorreu em três fases: Primeiramente, houve uma ampla revisão bibliográfica, leitura e pesquisa na internet; no segundo momento realizou-se visitas a instituição onde ocorreu a pesquisa e coletas de dados; a fase final constitui-se da análise, interpretação e avaliação dos dados coletados, os quais permitiram estabelecer perspectivas para abordagem a respeito da problemática. A merenda oferecida pela Escola João Alves Torres é regular e de boa qualidade. Os alunos demonstram estar satisfeito com a variedade do cardápio servido, esse fator representa uma grande importância para freqüência contínua dos alunos na escola, evitando o problema da evasão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
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