Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33693Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Liliane Bezerra da | - |
| dc.date.accessioned | 2025-02-21T14:21:12Z | - |
| dc.date.available | 2025-02-21T14:21:12Z | - |
| dc.date.issued | 2012-03-30 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33693 | - |
| dc.description.abstract | No abstract | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Gabrielly Coelho (gabriellysscoelho@gmail.com) on 2024-01-17T14:03:49Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LBS017012024.pdf: 445142 bytes, checksum: 717026d59d41aa7fbebf59cbfefcd8f0 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Ana Cláudia Lopes de Almeida (analopes@ccsa.ufpb.br) on 2025-02-21T14:21:12Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LBS017012024.pdf: 445142 bytes, checksum: 717026d59d41aa7fbebf59cbfefcd8f0 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-02-21T14:21:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LBS017012024.pdf: 445142 bytes, checksum: 717026d59d41aa7fbebf59cbfefcd8f0 (MD5) Previous issue date: 2012-03-30 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
| dc.subject | Surdo | pt_BR |
| dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
| dc.subject | Docência | pt_BR |
| dc.title | Inclusão de alunos surdos na Escola Municipal de Ensino Fundamental João Moreira Soares | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Silva, Lucimeiry Batista da | - |
| dc.description.resumo | Este artigo teve por objetivo investigar a inclusão dos alunos surdos na escola municipal de Ensino Fundamental João Moreira Soares. Inclusão investigada e interpretada à luz dos desafios colocados pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. O artigo caracterizou-se por uma pesquisa de campo e teve como instrumento de pesquisa a entrevista estruturada realizada com professores da 1ª Fase do Ensino Fundamental, pais de alunos surdos, gestor escolar e secretário de educação. O método adotado é de cunho qualitativo e a análise dos dados foi realizada por meio de análise de discurso. Os resultados indicam que os entrevistados têm pouco conhecimento sobre questões inerentes à inclusão de alunos surdos na sala regular de ensino. De acordo com os relatos foi possível perceber a insegurança e o despreparo do professor e da escola de modo geral para atender as necessidades educacionais dos alunos com surdez na sala de aula comum. Diante do cenário encontrado e o idealizado para atender as peculiaridades educacionais do aluno surdo na classe regular da instituição analisada o estudo poderá contribuir para implementação e ampliação de ações e projetos educacionais visando à acessibilidade de alunos surdos na escola investigada. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Araruna | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LBS017012024.pdf | 434,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
