Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33693
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Liliane Bezerra da-
dc.date.accessioned2025-02-21T14:21:12Z-
dc.date.available2025-02-21T14:21:12Z-
dc.date.issued2012-03-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33693-
dc.description.abstractNo abstractpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gabrielly Coelho (gabriellysscoelho@gmail.com) on 2024-01-17T14:03:49Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LBS017012024.pdf: 445142 bytes, checksum: 717026d59d41aa7fbebf59cbfefcd8f0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Cláudia Lopes de Almeida (analopes@ccsa.ufpb.br) on 2025-02-21T14:21:12Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LBS017012024.pdf: 445142 bytes, checksum: 717026d59d41aa7fbebf59cbfefcd8f0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-21T14:21:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LBS017012024.pdf: 445142 bytes, checksum: 717026d59d41aa7fbebf59cbfefcd8f0 (MD5) Previous issue date: 2012-03-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectSurdopt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.titleInclusão de alunos surdos na Escola Municipal de Ensino Fundamental João Moreira Soarespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Lucimeiry Batista da-
dc.description.resumoEste artigo teve por objetivo investigar a inclusão dos alunos surdos na escola municipal de Ensino Fundamental João Moreira Soares. Inclusão investigada e interpretada à luz dos desafios colocados pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. O artigo caracterizou-se por uma pesquisa de campo e teve como instrumento de pesquisa a entrevista estruturada realizada com professores da 1ª Fase do Ensino Fundamental, pais de alunos surdos, gestor escolar e secretário de educação. O método adotado é de cunho qualitativo e a análise dos dados foi realizada por meio de análise de discurso. Os resultados indicam que os entrevistados têm pouco conhecimento sobre questões inerentes à inclusão de alunos surdos na sala regular de ensino. De acordo com os relatos foi possível perceber a insegurança e o despreparo do professor e da escola de modo geral para atender as necessidades educacionais dos alunos com surdez na sala de aula comum. Diante do cenário encontrado e o idealizado para atender as peculiaridades educacionais do aluno surdo na classe regular da instituição analisada o estudo poderá contribuir para implementação e ampliação de ações e projetos educacionais visando à acessibilidade de alunos surdos na escola investigada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
Aparece nas coleções:Araruna

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LBS017012024.pdf434,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons