Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33700Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Souza, Merinalva Oliveira de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-02-21T14:41:41Z | - |
| dc.date.available | 2025-02-21T14:41:41Z | - |
| dc.date.issued | 2012-03-30 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33700 | - |
| dc.description.abstract | No abstract | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Gabrielly Coelho (gabriellysscoelho@gmail.com) on 2024-01-17T14:35:49Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MOS17012024.pdf: 473324 bytes, checksum: 26eda414abbf467a5ad0a6477c80d806 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Ana Cláudia Lopes de Almeida (analopes@ccsa.ufpb.br) on 2025-02-21T14:41:41Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MOS17012024.pdf: 473324 bytes, checksum: 26eda414abbf467a5ad0a6477c80d806 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-02-21T14:41:41Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MOS17012024.pdf: 473324 bytes, checksum: 26eda414abbf467a5ad0a6477c80d806 (MD5) Previous issue date: 2012-03-30 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Inclusão | pt_BR |
| dc.subject | Deficiência auditiva | pt_BR |
| dc.subject | Surdos | pt_BR |
| dc.subject | Escola pública municipal | pt_BR |
| dc.subject | Gestão pública municipal | pt_BR |
| dc.subject | Corpo docente | pt_BR |
| dc.title | Políticas públicas voltadas para alunos com deficiência auditiva: um estudo de caso na Escola Municipal João Paulo II na cidade de Bananeiras no Estado da Paraíba | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Barbosa, Edmery Tavares | - |
| dc.description.resumo | A inclusão de crianças com deficiência auditiva sempre foi polêmica, mas recentemente ganhou um novo rumo em nosso país considerando que a inclusão é uma realidade latente e que as condições para sua efetivação deixam a desejar, este estudo tem por objetivo averiguar como uma escola pública do Município de Bananeiras e a gestão pública local se manifesta diante de casos de alunos com deficiência auditiva em prol de um sistema de ensino eficiente, voltado à inclusão social. O instrumento utilizado para coleta de dados foi o questionário aplicado a professores da Escola Municipal João Paulo II analisando seu desempenho e seu comportamento em ministrar suas aulas. A partir disso, verificou-se que o corpo docente questionado não possui conhecimento amplo sobre a metodologia de ensino para lhe dar com uma criança surda; bem como a gestão pública e a escola não oferecem condições necessárias para que haja um efetivo aprendizado dessas crianças. Diante desses resultados pode-se constatar que ainda há muito a se fazer, pensar, pesquisar, discutir e debater sobre esse assunto, que por si só é tão complexo. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Araruna | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MOS17012024.pdf | 462,23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
