Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33700
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Merinalva Oliveira de-
dc.date.accessioned2025-02-21T14:41:41Z-
dc.date.available2025-02-21T14:41:41Z-
dc.date.issued2012-03-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33700-
dc.description.abstractNo abstractpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gabrielly Coelho (gabriellysscoelho@gmail.com) on 2024-01-17T14:35:49Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MOS17012024.pdf: 473324 bytes, checksum: 26eda414abbf467a5ad0a6477c80d806 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Cláudia Lopes de Almeida (analopes@ccsa.ufpb.br) on 2025-02-21T14:41:41Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MOS17012024.pdf: 473324 bytes, checksum: 26eda414abbf467a5ad0a6477c80d806 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-21T14:41:41Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MOS17012024.pdf: 473324 bytes, checksum: 26eda414abbf467a5ad0a6477c80d806 (MD5) Previous issue date: 2012-03-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectDeficiência auditivapt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subjectEscola pública municipalpt_BR
dc.subjectGestão pública municipalpt_BR
dc.subjectCorpo docentept_BR
dc.titlePolíticas públicas voltadas para alunos com deficiência auditiva: um estudo de caso na Escola Municipal João Paulo II na cidade de Bananeiras no Estado da Paraíbapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Edmery Tavares-
dc.description.resumoA inclusão de crianças com deficiência auditiva sempre foi polêmica, mas recentemente ganhou um novo rumo em nosso país considerando que a inclusão é uma realidade latente e que as condições para sua efetivação deixam a desejar, este estudo tem por objetivo averiguar como uma escola pública do Município de Bananeiras e a gestão pública local se manifesta diante de casos de alunos com deficiência auditiva em prol de um sistema de ensino eficiente, voltado à inclusão social. O instrumento utilizado para coleta de dados foi o questionário aplicado a professores da Escola Municipal João Paulo II analisando seu desempenho e seu comportamento em ministrar suas aulas. A partir disso, verificou-se que o corpo docente questionado não possui conhecimento amplo sobre a metodologia de ensino para lhe dar com uma criança surda; bem como a gestão pública e a escola não oferecem condições necessárias para que haja um efetivo aprendizado dessas crianças. Diante desses resultados pode-se constatar que ainda há muito a se fazer, pensar, pesquisar, discutir e debater sobre esse assunto, que por si só é tão complexo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
Aparece nas coleções:Araruna

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MOS17012024.pdf462,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons