Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33706
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Amaury Ramos-
dc.date.accessioned2025-02-21T16:50:24Z-
dc.date.available2025-02-21T16:50:24Z-
dc.date.issued2012-03-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33706-
dc.description.abstractNo abstractpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gabrielly Coelho (gabriellysscoelho@gmail.com) on 2024-01-18T12:07:47Z No. of bitstreams: 1 ARP18012024.pdf: 552792 bytes, checksum: 3e667332458e99f2f13b1201ff334b8e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Cláudia Lopes de Almeida (analopes@ccsa.ufpb.br) on 2025-02-21T16:50:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ARP18012024.pdf: 552792 bytes, checksum: 3e667332458e99f2f13b1201ff334b8e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-21T16:50:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ARP18012024.pdf: 552792 bytes, checksum: 3e667332458e99f2f13b1201ff334b8e (MD5) Previous issue date: 2012-03-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEstudantes da rede municipalpt_BR
dc.subjectDireitospt_BR
dc.titleA difícil construção da cidadania: a percepção de alunos na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Trajano Nóbrega em Soledade-PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Rejane Gomes-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo principal problematizar a relação entre educação e cidadania, a partir da realidade de estudantes no município de Soledade-PB. Por meio de pesquisa de campo realizada com alunos na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Trajano Nóbrega, buscou-se compreender como se dá a relação entre família, escola e poder público, no tocante ao patrocínio de uma formação dos jovens soledadenses rumo ao conhecimento de seus direitos e deveres, que possa levá-los a construção da cidadania. Os resultados da pesquisa nos permitiram indicar que os jovens não entendem exatamente quais são seus direitos como cidadãos e que, por não terem isso claramente definido, não se engajam na luta pelo usufruto completo do que lhes é assegurado por lei. Percebeu-se, ainda, que é deixado nas mãos da escola o papel de preparar o jovem para que este venha atuar na luta por realidades melhores para o conjunto da sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
Aparece nas coleções:Itabaiana

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARP18012024.pdf539,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.