Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33706Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Pereira, Amaury Ramos | - |
| dc.date.accessioned | 2025-02-21T16:50:24Z | - |
| dc.date.available | 2025-02-21T16:50:24Z | - |
| dc.date.issued | 2012-03-30 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33706 | - |
| dc.description.abstract | No abstract | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Gabrielly Coelho (gabriellysscoelho@gmail.com) on 2024-01-18T12:07:47Z No. of bitstreams: 1 ARP18012024.pdf: 552792 bytes, checksum: 3e667332458e99f2f13b1201ff334b8e (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Ana Cláudia Lopes de Almeida (analopes@ccsa.ufpb.br) on 2025-02-21T16:50:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ARP18012024.pdf: 552792 bytes, checksum: 3e667332458e99f2f13b1201ff334b8e (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-02-21T16:50:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ARP18012024.pdf: 552792 bytes, checksum: 3e667332458e99f2f13b1201ff334b8e (MD5) Previous issue date: 2012-03-30 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Cidadania | pt_BR |
| dc.subject | Educação | pt_BR |
| dc.subject | Estudantes da rede municipal | pt_BR |
| dc.subject | Direitos | pt_BR |
| dc.title | A difícil construção da cidadania: a percepção de alunos na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Trajano Nóbrega em Soledade-PB | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Carvalho, Rejane Gomes | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo principal problematizar a relação entre educação e cidadania, a partir da realidade de estudantes no município de Soledade-PB. Por meio de pesquisa de campo realizada com alunos na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Trajano Nóbrega, buscou-se compreender como se dá a relação entre família, escola e poder público, no tocante ao patrocínio de uma formação dos jovens soledadenses rumo ao conhecimento de seus direitos e deveres, que possa levá-los a construção da cidadania. Os resultados da pesquisa nos permitiram indicar que os jovens não entendem exatamente quais são seus direitos como cidadãos e que, por não terem isso claramente definido, não se engajam na luta pelo usufruto completo do que lhes é assegurado por lei. Percebeu-se, ainda, que é deixado nas mãos da escola o papel de preparar o jovem para que este venha atuar na luta por realidades melhores para o conjunto da sociedade. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Itabaiana | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ARP18012024.pdf | 539,84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
