Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33710
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRamalho, Maria Keliane Gomes-
dc.date.accessioned2025-02-21T17:39:53Z-
dc.date.available2025-02-18-
dc.date.available2025-02-21T17:39:53Z-
dc.date.issued2024-12-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33710-
dc.description.abstractTeaching strategies provide interaction and better teaching-learning between students and teachers, as most students have access to the internet and devices, such as cell phones and computers, but they do not always use these means for studies. To investigate how the use of digital technologies in the teaching of biological sciences influences the construction of students' knowledge. The work was developed through a Systematic Review of the Literature, which sought through documents, such as articles, dissertations and theses, to update the existing knowledge about technologies in the teaching of biology in this way, it can be classified as exploratory documentary research of a qualitative nature, using the criterion of temporality, being between the years 2016 and 2024. The positive contribution of digital mechanisms to the teaching of biology in basic education, both elementary and secondary education, is notorious. However, improvements for teachers in the training and use of these methods have to be considered, in addition to providing adequate equipment that is directed to the work environment. According to the authors selected for the study, technological equipment provides better quality of teaching and learning, if used in a structured and planned way. Also, it is necessary to think about the availability and access for all students, so that schools must be equipped for such methodologies to be used and that this act is provided for in training courses, training and, mainly, in the academic training of biology teachers so that the transfer of knowledge in the classroom, is carried out effectively.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2025-02-21T17:39:53Z No. of bitstreams: 1 MKGR18022025_EaD.pdf: 672962 bytes, checksum: 5a8a6a98c34f15e4c70267967eee4307 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-21T17:39:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MKGR18022025_EaD.pdf: 672962 bytes, checksum: 5a8a6a98c34f15e4c70267967eee4307 (MD5) Previous issue date: 2024-12-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectInfluência das tecnologias na aprendizagempt_BR
dc.subjectA presença das tecnologias na aprendizagempt_BR
dc.subjectAs tecnologias no ensino de ciências biológicaspt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.titleO uso das tecnologias no ensino de ciências biológicas: uma sociedade cooperativa e socializadorapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Dias, Daniele dos Santos Ferreira-
dc.description.resumoAs estratégias de ensino proporcionam interação e melhor ensino-aprendizagem entre os alunos e professor, pois, a maior parte, dos estudantes possuem acesso à internet e aparelhos, como celular e computador, mas, nem sempre utilizam esses meios para estudos. Investigar como o uso de tecnologias digitais no ensino de ciências biológicas influencia a construção de conhecimentos dos estudantes. O trabalho foi desenvolvido através de uma Revisão Sistemática da Literatura, que buscou através de documentos, como artigos, dissertações e teses, atualizar os conhecimentos existentes sobre as tecnologias no ensino da biologia desta forma, pode-se classificar como pesquisa documental exploratória de caráter qualitativo, utilizando o critério da temporalidade, sendo entre os anos de 2016 e 2024. É notória a contribuição positiva dos mecanismos digitais para o ensino da biologia, no ensino básico, tanto ensino fundamental como médio. Entretanto, têm-se que pensar em melhorias para os professores na formação e utilização desses métodos, além de disponibilizar os equipamentos adequados que sejam direcionados ao ambiente de trabalho. De acordo com os autores selecionados para o estudo os equipamentos tecnológicos proporcionam melhor qualidade de ensino e aprendizado, se forem utilizados de forma estruturada e planejada. Também, há de se pensar na disponibilização e acesso para todos os alunos, de forma que as escolas devem estar equipadas para que tais metodologias sejam utilizadas e que este ato seja disposto em cursos de formação, em capacitações e, principalmente, na formação acadêmica dos professores de biologia para que o repasse do conhecimento em sala de aula, seja realizado de forma efetiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MKGR18022025_EaD.pdf657,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.