Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33725
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJustino, Lucielha da Silva Teixeira-
dc.date.accessioned2025-02-24T14:07:45Z-
dc.date.available2025-02-24-
dc.date.available2025-02-24T14:07:45Z-
dc.date.issued2024-12-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33725-
dc.description.abstractThis study investigates the role of mathematical literacy in Basic Education, highlighting its importance for the critical and social development of students. Mathematical literacy is understood as an essential skill that goes beyond mere computation, involving the ability to reason logically, interpret data, and solve problems in real-world contexts. By exploring how mathematics can be taught in a meaningful way connected to everyday life, this research examines the guidelines from the National Common Curricular Base (BNCC) that guide the teaching of the subject to form autonomous and reflective citizens. The research also discusses the influence of active and playful methodologies, such as games and problem-solving, which have proven effective in engaging students and making learning more dynamic and participatory. Drawing on authors such as D'Ambrosio (2001), Skovsmose (2000), and Vygotsky (1978), the study emphasizes that mathematical literacy contributes to the holistic development of students, preparing them to face the challenges of the contemporary world.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2025-02-24T14:07:45Z No. of bitstreams: 1 LSTJ24032025_EaD_MAT .pdf: 854655 bytes, checksum: 890d67dd9d798324d3b10b171273593f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-24T14:07:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LSTJ24032025_EaD_MAT .pdf: 854655 bytes, checksum: 890d67dd9d798324d3b10b171273593f (MD5) Previous issue date: 2024-12-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLetramento matemáticopt_BR
dc.subjectPensamento críticopt_BR
dc.subjectEducação básica em matemáticapt_BR
dc.titleA importância do letramento matemático na educação básicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Miriam da Silva-
dc.description.resumoEste trabalho investiga o papel do letramento matemático na Educação Básica, destacando sua importância para o desenvolvimento crítico e social dos alunos. O letramento matemático é entendido como uma habilidade essencial que vai além da mera execução de cálculos, abrangendo a capacidade de raciocinar logicamente, interpretar dados e resolver problemas em contextos reais. Ao explorar como a matemática pode ser ensinada de forma significativa e conectada ao cotidiano, este estudo analisa as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular, que orientam o ensino da disciplina com o objetivo de formar cidadãos autônomos e reflexivos. A pesquisa também discute a influência de metodologias ativas e lúdicas, como jogos e resolução de problemas, que têm se mostrado eficazes para engajar os estudantes e tornar o aprendizado mais dinâmico e participativo. Baseando-se em autores como D'Ambrosio, (2001), Skovsmose (2000) e Vygotsky (1978), o estudo enfatiza que o letramento matemático contribui para a formação integral dos alunos, preparando-os para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática (EAD coleção)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LSTJ24032025_EaD_MAT .pdf834,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.