Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33748
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLacerda, Damião Pereira de-
dc.date.accessioned2025-02-24T16:55:56Z-
dc.date.available2025-02-24T16:55:56Z-
dc.date.issued2012-03-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33748-
dc.description.abstractNo abstractpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gabrielly Coelho (gabriellysscoelho@gmail.com) on 2024-01-19T11:52:00Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DPL19012024.pdf: 529632 bytes, checksum: 2a2e49ed6096d7b35de113319f7a2016 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Cláudia Lopes de Almeida (analopes@ccsa.ufpb.br) on 2025-02-24T16:55:56Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DPL19012024.pdf: 529632 bytes, checksum: 2a2e49ed6096d7b35de113319f7a2016 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-24T16:55:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DPL19012024.pdf: 529632 bytes, checksum: 2a2e49ed6096d7b35de113319f7a2016 (MD5) Previous issue date: 2012-03-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestão da educação públicapt_BR
dc.subjectControle socialpt_BR
dc.subjectConselhos escolarespt_BR
dc.titleControle social e educação: análise da experiência dos conselhos escolares da rede municipal de Pedra Branca-PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Yure Silva-
dc.description.resumoEste artigo é resultado de uma pesquisa de campo de cunho qualitativo, realizada em novembro de 2011, junto aos conselheiros da rede municipal de ensino da cidade de Pedra Branca-PB. O objetivo deste estudo foi analisar os limites e possibilidades dos conselhos exercerem o controle social na educação, considerando a participação política da base como pressuposto da construção de uma gestão democrática da escola pública. O universo da pesquisa foi composto por cinco(5) colegiados existentes na rede municipal e a amostragem foi composta por dois (2) conselheiros de cada entidade, resultando num total de 10 sujeitos da pesquisa, os quais responderam a uma entrevista semi-estruturada contendo três (3) eixos de questões: perfil dos conselheiros, os critérios de sua inserção e os modos de atuação nos conselhos e sobre a dinâmica de funcionamento dos colegiados pesquisados. Os dados foram submetidos à técnica de análise de conteúdo, que revelaram os seguintes resultados: Considerando o grau de instrução e a participação de alguns membros nos movimentos sociais, os conselhos apresentam um perfil sócio-cultural e político favorável à sua evolução e fortalecimento, enquanto espaço de luta de divisão de poder e de controle social. A atuação dos conselheiros precisa se qualificar nos debates e deliberações cumprindo as atribuições regimentais da entidade nas áreas: administrativa, pedagógica e financeira. Para o exercício do controle social há limites e possibilidades; quanto aos sujeitos compete a tarefa de construírem a gestão democrática da escola pública na perspectiva da formação cidadã, ética e igualitária para todos os cidadãos brasileiros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
Aparece nas coleções:Itaporanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DPL19012024.pdf517,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons