Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33748Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Lacerda, Damião Pereira de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-02-24T16:55:56Z | - |
| dc.date.available | 2025-02-24T16:55:56Z | - |
| dc.date.issued | 2012-03-30 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33748 | - |
| dc.description.abstract | No abstract | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Gabrielly Coelho (gabriellysscoelho@gmail.com) on 2024-01-19T11:52:00Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DPL19012024.pdf: 529632 bytes, checksum: 2a2e49ed6096d7b35de113319f7a2016 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Ana Cláudia Lopes de Almeida (analopes@ccsa.ufpb.br) on 2025-02-24T16:55:56Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DPL19012024.pdf: 529632 bytes, checksum: 2a2e49ed6096d7b35de113319f7a2016 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-02-24T16:55:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DPL19012024.pdf: 529632 bytes, checksum: 2a2e49ed6096d7b35de113319f7a2016 (MD5) Previous issue date: 2012-03-30 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Gestão da educação pública | pt_BR |
| dc.subject | Controle social | pt_BR |
| dc.subject | Conselhos escolares | pt_BR |
| dc.title | Controle social e educação: análise da experiência dos conselhos escolares da rede municipal de Pedra Branca-PB | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Lima, Yure Silva | - |
| dc.description.resumo | Este artigo é resultado de uma pesquisa de campo de cunho qualitativo, realizada em novembro de 2011, junto aos conselheiros da rede municipal de ensino da cidade de Pedra Branca-PB. O objetivo deste estudo foi analisar os limites e possibilidades dos conselhos exercerem o controle social na educação, considerando a participação política da base como pressuposto da construção de uma gestão democrática da escola pública. O universo da pesquisa foi composto por cinco(5) colegiados existentes na rede municipal e a amostragem foi composta por dois (2) conselheiros de cada entidade, resultando num total de 10 sujeitos da pesquisa, os quais responderam a uma entrevista semi-estruturada contendo três (3) eixos de questões: perfil dos conselheiros, os critérios de sua inserção e os modos de atuação nos conselhos e sobre a dinâmica de funcionamento dos colegiados pesquisados. Os dados foram submetidos à técnica de análise de conteúdo, que revelaram os seguintes resultados: Considerando o grau de instrução e a participação de alguns membros nos movimentos sociais, os conselhos apresentam um perfil sócio-cultural e político favorável à sua evolução e fortalecimento, enquanto espaço de luta de divisão de poder e de controle social. A atuação dos conselheiros precisa se qualificar nos debates e deliberações cumprindo as atribuições regimentais da entidade nas áreas: administrativa, pedagógica e financeira. Para o exercício do controle social há limites e possibilidades; quanto aos sujeitos compete a tarefa de construírem a gestão democrática da escola pública na perspectiva da formação cidadã, ética e igualitária para todos os cidadãos brasileiros. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Itaporanga | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| DPL19012024.pdf | 517,22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
