Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33760
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorEspirito Santo, John Anderson Dantas do-
dc.date.accessioned2025-02-24T17:48:27Z-
dc.date.available2025-02-24-
dc.date.available2025-02-24T17:48:27Z-
dc.date.issued2024-12-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33760-
dc.description.abstractThe present work analyzes the transition of students from the 5th to the 6th grade and its impact on Mathematics learning at a public school in São Miguel de Taipu, Paraíba. The research, of an explanatory qualitative nature, involved two teachers: one licensed in Pedagogy, responsible for 5th grade classes, and the other licensed in Mathematics, teaching 6th grade classes. Additionally, 40 students participated, with 13 from the 5th grade and 27 from the 6th grade. Data collection was carried out through questionnaires and informal, pre-structured interviews to identify the difficulties students face in learning mathematical concepts during this transition. The results reveal that, although the teachers face limitations, they strive to adopt more motivational teaching practices, aiming for an organic and spontaneous transition without significant learning losses. The involvement of everyone with new methods and strategies is essential to make Mathematics teaching more meaningful, transcending the classroom.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2025-02-24T17:48:27Z No. of bitstreams: 1 JADES24022025_EaD_MAT .pdf: 524530 bytes, checksum: 281c49dc746d452ce0b1576039dabaa7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-24T17:48:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JADES24022025_EaD_MAT .pdf: 524530 bytes, checksum: 281c49dc746d452ce0b1576039dabaa7 (MD5) Previous issue date: 2024-12-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectAprendizagem matemática no ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectExperiências formativas em matemática.pt_BR
dc.titleO impacto do ensino da matemática na transição de alunos do 5º para o 6º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Assis, José Gomes de-
dc.contributor.advisor-co1Costa Neto, Oswaldo Evaristo da-
dc.description.resumoO presente trabalho analisa a transição dos alunos do 5º para o 6º ano e seu impacto na aprendizagem de Matemática em uma escola pública de São Miguel de Taipu, Paraíba. A pesquisa, de natureza qualitativa explicativa, envolveu duas professoras: uma licenciada em Pedagogia, responsável por turmas do 5º ano, e outra licenciada em Matemática, que leciona para turmas do 6º ano. Além disso, participaram 40 estudantes, sendo 13 do 5º ano e 27 do 6º ano. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários e entrevistas informais e pré-estruturadas, visando identificar as dificuldades encontradas pelos estudantes na aprendizagem de conceitos matemáticos durante essa transição. Os resultados revelam que, embora os professores enfrentem limitações, eles se esforçam para adotar práticas pedagógicas mais motivacionais, visando uma transição orgânica e espontânea, sem grandes perdas de aprendizagem. É essencial o envolvimento de todos com novos métodos e estratégias para tornar o ensino da Matemática mais significativo, transcendendo a sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática (EAD coleção)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JADES24022025_EaD_MAT .pdf512,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.