Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33761
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Maria Lavínia Neves de-
dc.date.accessioned2025-02-24T18:19:55Z-
dc.date.available2025-02-24-
dc.date.available2025-02-24T18:19:55Z-
dc.date.issued2024-12-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33761-
dc.description.abstractThis study analyzes the incorporation of financial mathematics into high school education, emphasizing its importance for student development. The focus is on preparation for the ENEM (Brazilian National High School Exam) and the development of essential practical skills for adult life. The research was based on a theoretical review of the National Common Curricular Base (BNCC) and data collection through questionnaires administered to students and teachers. Financial topics such as simple and compound interest and their relevance in the school context and the ENEM were investigated. The results indicate that financial mathematics is widely recognized as essential both for everyday life and for preparing students for the exam. Furthermore, they highlight the positive impact of practical pedagogical methodologies. The study recommends the use of active methodologies, such as educational games and financial simulations, to engage students and foster a critical perspective on the role of finance in society.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2025-02-24T18:19:55Z No. of bitstreams: 1 MLNO24022025_EaD_MAT .pdf: 1330430 bytes, checksum: 4b573da7993d6e0dc65c722045c8d3ef (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-24T18:19:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MLNO24022025_EaD_MAT .pdf: 1330430 bytes, checksum: 4b573da7993d6e0dc65c722045c8d3ef (MD5) Previous issue date: 2024-12-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectMatemática financeira no ensino médiopt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectEducação financeira - Metodologias ativaspt_BR
dc.subjectMatemática - ENEMpt_BR
dc.titleA educação financeira no ensino médio: impacto na preparação para o ENEM e na formação de cidadãos financeiramente conscientespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Felipe Wallison Chaves-
dc.description.resumoEste trabalho analisa a inserção da matemática financeira no Ensino Médio, com ênfase em sua importância para a formação dos alunos. O foco está na preparação para o ENEM e no desenvolvimento de competências práticas fundamentais para a vida adulta. A pesquisa baseou-se em uma revisão teórica sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na coleta de dados por meio de questionários aplicados a estudantes e docentes. Foram investigados temas financeiros, como juros simples e compostos, e sua relevância no contexto escolar e no ENEM. Os resultados indicam que a matemática financeira é amplamente reconhecida como essencial tanto para o cotidiano quanto para o preparo dos alunos para o exame. Além disso, destacam o impacto positivo de metodologias pedagógicas práticas. O estudo recomenda a utilização de metodologias ativas, como jogos educativos e simulações financeiras, para engajar os alunos e fomentar uma visão crítica sobre o papel das finanças na sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática (EAD coleção)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MLNO24022025_EaD_MAT .pdf1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.