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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33762
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMonteiro, Nadesda Augusto-
dc.date.accessioned2025-02-25T11:50:51Z-
dc.date.available2024-04-23-
dc.date.available2025-02-25T11:50:51Z-
dc.date.issued2023-10-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33762-
dc.description.abstractIn Guinea-Bissau, fanadu signals a turning point in the lives of those who have undergone it. The practice is signalled as a rite of passage to adulthood, the appropriate phase for its occurrence is between the ages of 15-17, the phase in which girls say goodbye to adolescence for adulthood. This paper analyses the practice of fanadu in Guinea-Bissau. This work aims to analyse the meaning of fanadu in the lives of women who have undergone the procedure. Specifically, we aim to, among other things, 1. Identify, from their speeches, how the practice of fanadu has impacted (negatively and/or positively) their lives; 2. Understand whether fanadu really interferes in the sexual and maternal life of women subjected to the practice and, finally, 3. Investigate whether in their views fanadu is really perceived as a form of violence. In this work, we adopted a qualitative research methodology, based on semi- structured interviews that took place in the neighbourhood of Cuntum quelélé with twenty- five female participants. Many studies consider it an ancient practice, generally as a tradition from the point of view of the practitioners, but it also involves controversies and various discussions about the female body, this because part of its ritual involves cutting the clitoris. In Guinea-Bissau, the practice is mostly common in Islamised ethnic groups, although there are women from non-Islamised ethnic groups who undergo the ritual, these are usually those who go by free will, by conversion to Islam or even by the influence of colleagues. The justifications for their permanence are varied, one of the most common is related to the hygiene issue of girls, one of the main results of this work is related to violence, a subject little discussed and taken into account in the Guinean context. In addition, the work had other results such as interpretation of the meaning of fanadu linked to the notion of tradition, community and friendship.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2025-02-25T11:50:51Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) NadesdaAugustoMonteiro_Dissert.pdf: 2395101 bytes, checksum: 694c59a9169e95dfd06da34a6f151880 (MD5)en
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dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPrática ritual - Guiné-Bissau - Fanadupt_BR
dc.subjectFanadu - Mulherespt_BR
dc.subjectCuntum Quelélé - Guiné-Bissaupt_BR
dc.subjectFanadupt_BR
dc.subjectWomenpt_BR
dc.subjectGuinea-Bissaupt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.titleA prática do Fanadu sob ponto de vista das mulheres : uma análise a partir do bairro de Cuntum Quelélépt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Lucena, Marcela Zamboni-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8501631860991377pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6239209304702623pt_BR
dc.description.resumoEm Guiné-Bissau, o fanadu sinaliza uma fase de virada na vida daqueles que por ele passaram. A prática é sinalizada como sendo um rito de passagem para a idade adulta, a fase apropriada para o seu acontecimento se dá entre os 15 a 17 anos, fase em que as meninas se despedem da adolescência para a vida adulta. Sendo assim, o presente trabalho analisa a prática do fanadu na Guiné-Bissau e tem como objetivo compreender o significado do fanadu na vida das mulheres que passaram pelo procedimento. Especificamente, buscamos: 1. Identificar, a partir dos seus discursos, como a prática do fanadu impactou (negativa e/ou positivamente) suas vidas; 2. Compreender se o fanadu realmente interfere na vida sexual e maternal das mulheres sujeitas à prática e, por último, 3. Investigar se nas suas visões o fanadu é realmente percebido como sendo uma forma de violência. Neste trabalho, adotamos a metodologia de pesquisa qualitativa, com base em entrevistas semiestruturadas com vinte e cinco participantes mulheres, ocorridas no bairro de Cuntum Quelélé. Muitos estudos consideram a prática milenar, geralmente como uma tradição, do ponto de vista dos praticantes, mas também envolvem polêmicas e várias discussões acerca do corpo feminino, pois parte do seu ritual envolve o corte do clitóris. Em Guiné-Bissau, a prática é comum na maior parte, por grupos étnicos islamizados, apesar de existirem mulheres de grupos étnicos não islamizados que passam pelo ritual. Estas, geralmente, são as que vão por vontade livre, pela conversão ao islamismo ou até pela influência das colegas. As justificativas da sua permanência são variadas, uma das mais comuns está relacionada a questão de higiene das meninas. Vale ressaltar que um dos principais resultados deste trabalho está relacionado com a violência, assunto pouco discutido e levado em consideração no contexto guineense. Além disso, o trabalho contou com outros resultados como interpretação do significado do fanadu ligado à noção da tradição, comunidade e amizade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentSociologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia

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