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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33784
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Alexsandra da Silva-
dc.date.accessioned2025-02-26T16:54:57Z-
dc.date.available2025-02-26-
dc.date.available2025-02-26T16:54:57Z-
dc.date.issued2022-12-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33784-
dc.description.abstractThe main objective of this work is to analyze the importance and effectiveness of gamesin the teaching and learning process of mathematics in the classroom in high school classes, in order to reduce students' difficulties in relation to fundamental mathematics operations. For the development of our research, we selected the domino, bingo and ludogames in order to be adapted so thatstudents can learn mathematics with a new learningtool, analyzing their positive and negative points. To analyze this teaching method, we carried out our research with a class of the 3rd Year of High School, the works were conducted in groups with 20 students, regularly enrolled at the Escola Cidadã Integral Técnica Engenheira Márcia Guedes Alcoforado de Carvalho, located in the city of Belém in the state from Paraíba. With the constant changes in the educational scenario and the advancement of technology, educators need to seek new teaching resources thatallow students to have a new look and a new motivation for learning. Through a subjective writing, at the end of the application of the mathematical games it can be seen that the students aroused more interest in mathematics, building their knowledge and increasing their motivation.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2025-02-26T16:54:57Z No. of bitstreams: 1 ASO26022025_EaD_MAT.pdf: 2311405 bytes, checksum: 0bc54136fbd1cc4c349be4b0899c65f2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-26T16:54:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ASO26022025_EaD_MAT.pdf: 2311405 bytes, checksum: 0bc54136fbd1cc4c349be4b0899c65f2 (MD5) Previous issue date: 2022-12-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectJogos matemáticospt_BR
dc.subjectJogos - Ferramenta de ensinopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagem em matemáticapt_BR
dc.titleOs jogos como metodologia no ensino da matemática: um estímulo para a compreensão das operações básicaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Vera, Pedro Antônio Hinojosa-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como principal objetivo analisar a importância e eficácia dos jogos no proocesso ensino e aprendizagem da matemática em sala de aula em turmas doEnsino Médio, a fim de diminuir as dificuldades dos alunos com relação às operações fundamentais da matemática. Para o desenvolvimento da nossa pesquisa selecionamos os jogos dominó, bingo e ludo de modo a serem adapatdos para que os alunos possam aprender a matemática com novas ferramentas de aprendizado, fazendo a analise de seus pontos positivos e negativos. Para analisar esse método de ensino realizamos nossapesquisa com uma turma do 3º Ano do Ensino Médio, os trabalhos foram conduzidos em grupos com 20 alunos, regularmente matriculados na Escola Cidadã Integral Técnica Engenheira Márcia Guedes Alcoforado de Carvalho, localizada na cidade de Belém no Estado da Paraíba. Com as constantes mudanças no cenário educacional e com o avançoda tecnologia, os educadores precisam buscar novos recursos didáticos, que permitam aos alunos um novo olhar e uma nova motivação para o prendizado. Por meio de uma redação subjetiva, ao termino da aplicação dosjogos matemáticos pode-se constatar queos alunos despertaram mais interesse pela matemática, construindo seus conhecimentose aumentando sua motivação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática (EAD coleção)

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