Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33786
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndrade, Isabela Ferreira Candido de-
dc.date.accessioned2025-02-26T17:09:57Z-
dc.date.available2025-02-26-
dc.date.available2025-02-26T17:09:57Z-
dc.date.issued2024-11-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33786-
dc.description.abstractThis work aims to examine the use of playful games as a pedagogical tool in the teaching of Biology, through a bibliographical review. Given the complexity of many biological concepts, such as genetics, evolution and ecology, we seek to analyze how games can facilitate the understanding of these thematic contents and promote greater student commitment to learning. Based on a review of studies and academic research, this work discusses the benefits that playful games bring to the teaching of Biology, such as increased motivation, improved retention of information and the development of cognitive and social skills. Furthermore, the results highlight the challenges faced in implementing this strategy, such as the lack of resources and limited time in the classroom. Finally, it is concluded that playful games have a significant attribute in making Biology learning more dynamic and accessible, contributing to more participatory and meaningful teaching.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2025-02-26T17:09:57Z No. of bitstreams: 1 IFCA26022025_EaD_BIO.pdf: 203349 bytes, checksum: 4fb9e38af1c76d4c3978bec0504b4742 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-26T17:09:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 IFCA26022025_EaD_BIO.pdf: 203349 bytes, checksum: 4fb9e38af1c76d4c3978bec0504b4742 (MD5) Previous issue date: 2024-11-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectJogos lúdicospt_BR
dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectMetodologias inovadoraspt_BR
dc.subjectRevisão bibliográficapt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.titleO uso de jogos lúdicos como estratégia didática no ensino de biologiapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Zárate, Eliete Lima de Paula-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo examinar o uso de jogos lúdicos como ferramenta pedagógica no ensino de Biologia, por meio de uma revisão bibliográfica. Perante a complexidade de muitos dos conceitos biológicos, como genética, evolução e ecologia, procura-se analisar como os jogos podem facilitar a compreensão desses conteúdos temáticos e promover maior comprometimento dos estudantes em aprender. Com base na revisão de estudos e de pesquisas acadêmicas, este trabalho discute os benefícios que os jogos lúdicos trazem para o ensino de Biologia, como o aumento da motivação, a melhoria na fixação de informações e o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais. Além disto, os resultados destacam os desafios enfrentados na implementação dessa estratégia, como a falta de recursos e o tempo limitado em sala de aula. Para terminar, conclui-se que os jogos lúdicos apresentam um atributo significativo para tornar o aprendizado de Biologia mais dinâmico e acessível, contribuindo para um ensino mais participativo e significativo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IFCA26022025_EaD_BIO.pdf198,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.