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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33787
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Oliveira Filho, José Geraldo de | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-26T19:38:28Z | - |
dc.date.available | 2025-02-26 | - |
dc.date.available | 2025-02-26T19:38:28Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-30 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33787 | - |
dc.description.abstract | The teaching of mathematics through an archaic and traditional perspective is still a major reality in today's schools. This results, to a certain extent, from educators continuing to resist new methodologies that have proven to facilitate learning. According to recent research data, mathematics is considered the most difficult subject by primary and secondary school students. In view of the above, this academic work aims to investigate the pedagogical capacity of the methodology of using mathematical games applied in elementary school II. Initially, a vast literature review was carried out on the topic. Then, a field research started with some introductory questions to the students participating in the research, then a lesson on integers was applied and then two mathematical games correlated with this determined content were carried out. Finally, some exercises on adding integers were discussed and then some final questions to conclude this phase of the work. The work is characterized as qualitative as it seeks to understand the impact of games in the educational context and their contributions to learning. One of the main results was that when specifically planned, games can be effective tools for developing cognitive skills, promoting concentration, logical reasoning, emotional control, among other skills. The data analyzed indicate that mathematicians, in particular, demonstrate great potential as a pedagogical resource, providing a learning game environment that engages and motivates students in a satisfactory way. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2025-02-26T19:38:28Z No. of bitstreams: 1 JGOF26022025.pdf: 4002625 bytes, checksum: 1bea472d6c450fea6b8229616d6851c0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-02-26T19:38:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JGOF26022025.pdf: 4002625 bytes, checksum: 1bea472d6c450fea6b8229616d6851c0 (MD5) Previous issue date: 2024-11-30 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso embargado | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos - Matemática | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade na matemática | pt_BR |
dc.subject | Metodologias de ensino | pt_BR |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular - BNCC | pt_BR |
dc.title | Jogos matemáticos: uma análise do potencial pedagógico dessa metodologia nos anos finais do ensino fundamental II | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Medeiros, Adriano Alves de | - |
dc.description.resumo | O ensino da matemática pelo viés arcaico e tradicional ainda é uma grande realidade nas escolas atuais. Isso resulta, em certa medida, da permanência de educadores em resistir às novas metodologias que comprovadamente podem facilitar a aprendizagem. Segundo dados de pesquisas recentes, a matemática é considerada a disciplina mais difícil pelos estudantes do ensino fundamental e médio. Diante do exposto, esse trabalho acadêmico tem o objetivo de investigar a capacidade pedagógica da metodologia do uso de jogos matemáticos aplicados no ensino fundamental II. Inicialmente foi feita uma vasta revisão bibliográfica a respeito do tema. Em seguida, uma pesquisa de campo onde foi iniciada com algumas perguntas introdutórias aos alunos participantes da pesquisa, depois foi aplicada uma aula sobre números inteiros e em seguida foi realizada a aplicação de dois jogos matemáticos correlacionados com esse determinado conteúdo. Por fim, foi abordado alguns exercícios sobre soma de números inteiros e em seguida algumas perguntas finais para a conclusão dessa fase do trabalho. O trabalho se caracteriza como qualitativo ao buscar compreender o impacto dos jogos no contexto educacional e suas contribuições para o aprendizado. Obteve-se como um dos principais resultados que quando planejados adequadamente, os jogos podem ser ferramentas eficazes para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, promovendo a concentração, o raciocínio lógico, o controle emocional, entre outras competências. Os dados analisados indicam que os jogos matemáticos, em particular, demonstram grande potencial como recurso pedagógico, proporcionando um ambiente de aprendizado que engaja e motiva os alunos de forma satisfatória. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática (EAD coleção) |
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