Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33805
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPaschoalick, Letícia-
dc.date.accessioned2025-02-28T15:13:33Z-
dc.date.available2024-11-25-
dc.date.available2025-02-28T15:13:33Z-
dc.date.issued2024-11-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33805-
dc.description.abstractThis thesis explores, through the practice of “embodied writing”, my artistic creation process based on personal experiences and the relationship with comic books and visual arts. Inspired by theorists such as Julia Kristeva, Michel Foucault, and Carl Jung, the research examines the intersection between autobiographical comics and contemporary art’s theories with emphasis on art-healing, using the artistic project "Eu, euzinha" as a practical example of the hybridism between both areas, not with the intention of self-proclaiming as a comic, but of showcasing it's influences on my creative process. The thesis reflects on the challenges of reconciling the comic book’s language with the visual arts system, highlighting the scarcity of academic research on this subject. Based on that, this work proposes an intimate and introspective approach, connecting creative processes with emotional healing and offering a new perspective for visual arts studies, especially in the context of contemporary art and its margins.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2025-02-28T15:13:33Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LP25112024.pdf: 4927890 bytes, checksum: 6f8da6b629be590e80ce089f8a2032d3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-28T15:13:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LP25112024.pdf: 4927890 bytes, checksum: 6f8da6b629be590e80ce089f8a2032d3 (MD5) Previous issue date: 2024-11-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectArtes Visuaispt_BR
dc.subjectArte - Curapt_BR
dc.subjectHistória em quadrinhospt_BR
dc.subjectAutobiografiapt_BR
dc.titleQuadrinhos e afetos : um olhar autobiográfico.pt_BR
dc.title.alternativeComics and affections: an autobiographical look.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Coutinho, Marcelo Farias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6084145430475487pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso explora, através da “escrita incorporada”, o meu processo de criação a partir de minhas vivências pessoais e da relação com as histórias em quadrinhos e artes visuais. Inspirada por teóricos como Julia Kristeva, Michel Foucault e Carl Jung, a pesquisa examina a interseção entre HQs autobiográficas e teorias da arte contemporânea com ênfase na arte-cura, utilizando o projeto artístico "Eu, euzinha" como exemplo prático do hibridismo entre ambas as áreas, não com o intuito de se autodenominar HQ, mas sim de mostrar as influências destes no meu processo criativo. A pesquisa reflete acerca das dificuldades em conciliar a linguagem dos quadrinhos com o sistema das artes visuais, destacando a escassez de estudos acadêmicos sobre essa temática. Dessa forma, o trabalho propõe uma abordagem íntima e introspectiva, conectando os processos criativos com a cura emocional e oferecendo uma nova perspectiva para os estudos em artes visuais, sobretudo no contexto da arte contemporânea e suas margens.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArtes Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LP25112024.pdf4,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons